terça-feira, 28 de junho de 2016

5 cidades para curtir durante o inverno em São Paulo

  Trocar programas ao ar livre por lugares mais reservados e aconchegantes como casa de amigos, restaurantes, pubs e até mesmo o conforto da própria cama , nas épocas mais frias do ano, acaba sendo bem comum para o paulistano.

Quando as baixas temperaturas chegam no estado, a população para de viajar para o litoral e aproveitam as cidades mais adentro do continente. Muitos desses interiores ganham um aspecto mais romântico, reunindo o clima rústico único de pequenas cidades com a natureza remanescente da Mata Atlântica que brota nessa região de São Paulo. Separamos 6 destinos em São Paulo ótimos para serem explorados no inverno, sendo perfeito tanto para casais apaixonados quanto grupos de amigos e famílias que desejam aproveitar a época mais fria do ano.

Campos do Jordão

A cidade mais romântica do estado de SP é bem disputada também durante o inverno, além da charmosa arquitetura tipica suiça que da “ares de uma cidadezinha da Europa” (e todo casal adora), o destino também é palco do Festival de Inverno, com ótimas opções com programações culturais e musical.
A cidade também é conhecida pela variedade gastronômica, opções de lazer como passeio de trem e trilhas ecológicas e atmosfera ideal para curtir a dois um jantar com vinho e fondue de chocolate.
campos od jordao Geise Architecture

Paranapiacaba

A tradicional vila inglesa localizada no município de Santo André, no ABC paulista, também tem um festival de inverno que ocorro nos meses de junho e julho com apresentações de com jazz, MPB, blues, bossa nova, choro e música instrumental, além da exibição de filmes e atrações para o público infantil.
Casinhas de madeira, uma réplica do Big Ben de Londres e uma densa neblina que sempre toma conta da cidade durante a tarde, se transformam em um ambiente perfeito dar um belo passeios nas ruas bucólicas do vilarejo e tomar um chocolate quente nos cafés quentinhos e aconchegantes espalhados no destino.
Roberto Borella

Santo Antônio do Pinhal

A cidade de Santo Antônio do Pinhal está localizada no coração da Serra da Mantiqueira a apenas 170 km da capital paulista. Rodeada por muito verde a pequena cidade mantém um clima tranquilo de interior e oferece uma diversificada estrutura gastronômica, pousadas, lojas de grife e bastantes construções alpinas.
Além das atrações serranas, tal qual o passeio pelo Pico Agudo e na Pedra do Baú, a cidade tem ateliês e lojinhas de artesanato.
santo antonio do pinhal Renato Satorio

São Francisco Xavier

Encravada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira está a simpática cidade de Santo Antônio do Pinhal, lugar encantador que impressiona com suas lindas paisagens formadas por cachoeiras e flora abundante.
O destino oferece uma variedade de restaurantes de grandes chefs e opções de hospedagem bem românticas perfeitas para serem aproveitadas nos climas mais baixos.
São Francisco Xavier Manoel Moraes Jr

Joaquim Egídio

O distrito está be próximo da cidade de campinas e possui um belo centro histórico com construções do final do século 19, remanescente do período do café no interior do estado. A cidade também contam com estradas e pontes férreas, fazendas de época e ótimos restaurantes instalados na zona rural com pratos bem elaborados como o filé de aruanã com risoto de banana e queijo coalho.
Joaquim Egidio - Natasha Lopes


quinta-feira, 23 de junho de 2016

Boston (EUA)

 

Repleta de história e ao mesmo tempo tão jovial, Boston cresceu calcada nos mais profundos conceitos de liberdade. Peça fundamental na Revolução Americana, iniciada em 1775, a cidade, hoje, é retrato de modernidade e inovação. Apesar da característica atual, Boston não deixa de lado o passado e vive intensamente o momento mais marcante de sua trajetória: a Independência dos Estados Unidos.

Entre ruas de paralelepípedo e charmosos prédios de tijolos vermelhos, quem circula pela cidade revive alguns dos mais importantes momentos para os norte-americanos. Basta seguir a rota da Freedom Trail para descobrir os lugares dos encontros e batalhas que levaram à assinatura da Declaração de Independência. Você caminhará por onde passaram Benjamin Franklin, Samuel Adams, George Washington e outros “filhos da liberdade”. A luta da cidade ajudou a transformar o que antes eram as Treze Colônias nos atuais Estados Unidos da América. E essa história não está apenas nos museus, ela está na rua por onde passam 19 milhões de turistas todos os anos.


                          

O mesmo caminho que levou a cidade à Revolução Americana hoje leva Boston às revoluções científicas e tecnológicas, aos efervescentes movimentos culturais, à gastronomia de alta qualidade, à intensa vida esportiva e ao dia a dia animado de uma cidade universitária. É difícil dissociar a marcante história de tudo isso, mas basta sentar-se por alguns minutos no gramado do Public Garden para acreditar que Boston sempre foi uma cidade leve, moderna e muito hospitaleira.



                            

A receptividade dos moradores e os cuidados com os turistas (como a própria Freedom Trail) fazem com que todos se sintam rapidamente em casa. Apesar do frio em boa parte do ano, Boston convida a sair à rua e fazer longas caminhadas, ou, para os mais atletas, uma ótima maratona. Circule por Downtown na velocidade dos que estão correndo para o trabalho, perca-se entre os prédios do Financial District, alugue uma bicicleta para passear pela Harbor Walk e passe muitas horas no elegante bairro de Beacon Hill. Aliás, horas é o que você ganhará, e jamais perderá, dentro de cada maravilhoso museu da cidade.




                            

A despretensiosidade com que Boston trata os roteiros turísticos é o que transforma a cidade em um ótimo destino. Não há grandes obrigações a cumprir e você poderá realmente conhecer a vida local como ela é.




segunda-feira, 20 de junho de 2016

Grutas e cavernas para explorar no Brasil

Escondidas Brasil afora, as grutas e cavernas do país abrigam mais que um monte de pedras. Dentro delas estão formações espetaculares - com estalactites e estalagmites que dão origem a desenhos surreais -, sítios arqueológicos e até lagoas de águas azuis! Na maioria, a exploração é a pé, mas em outras, é preciso fazer rapel ou boia cross, mergulhar, fazer passeio de barco ou embarcar em pedalinhos para chegar mais longe. Vem com a gente!
 

João Ramos - Bahiatursa Considerada a terceira maior gruta do país, Lapa Doce possui 17 quilômetros mapeados, sendo que 850 metros estão abertos para visita. Nesse espaço, repleto de salões amplos, avista-se uma infinidade de estalactites, estalagmites, cortinas e outras belíssimas formações. Algumas foram batizadas com nomes sugestivos como Presépio, Lustre, Anjo, Leão & Sapo... Todo o percurso é acompanhado obrigatoriamente por um guia, munido de lampião e lanterna. A entrada da gruta é a partir de uma bela dolina (um paredão de rochas calcárias) e a descida até o interior é de 70 metros. O passeio dura 1h30 e é obrigatório o uso de calçados fechados.


Priscila Forone (Fumtur) A parte interna da gruta tem piso de areia e pouco espaço. O bacana por aqui é ver, da grande abertura no meio das rochas, a bela praia de Fora das Encantadas - uma das imagens clássicas da ilha. Vá e volte na maré baixa - normalmente, entre 8h e 13h. O acesso é por uma trilha leve, de 15 minutos, que sai do trapiche de Encantadas. Utilize o deque sobre as pedras, que facilita a caminhada.


Lucas Ninno A caverna escura, de 228 metros de extensão e 10 metros de altura, pode ser explorada a pé (a lâmina de água chega ao joelho) ou de boia. Em ambos, guias e visitantes usam capacetes com lanternas para apreciar as belas estalactites. Quem está de boia, segue um percurso de quase dois quilômetros pelas corredeiras do rio Quebózinho. Por lá, também vale almoçar - sempre tem arroz com galinha e arroz carreteiro no restaurante do espaço.


Jonatas R. Caldas Um buraco no chão é a porta de entrada para o abismo de 72 metros, iluminado por fendas entre as rochas. Lá embaixo, um lago gigantesco de águas transparentes e 80 metros de profundidade ganha cores ora verde esmeralda, ora azul anil, dependendo da luz. A única maneira de chegar no lago é fazendo um rapel em meio a salões contornados por estalactites e estalagmites de diversos tamanhos e formatos. Um deck flutuante serve de base para o passeio de bote para contemplação das formações. Debaixo d´água, mais surpresas para quem encara o snorkeling!


Miguel Schincariol O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), abriga mais de 250 cavernas catalogadas, das quais doze estão abertas à visitação. Entre elas, destacam-se a Santana, a Morro Preto, a Cafezal e a Água Suja, além da Teminina, repleta de dolinas (aberturas no teto), que a tornam uma das preferidas para fotografias. De percurso misto, com trechos secos e outros molhados, possui em seu interior riachos e pequenas piscinas naturais. Destaque para a formação que lembra um chuveiro. Todas as visitas são realizadas na presença de um monitor e agendamento prévio.


Santur A beleza da gruta é composta por doze salões abertos à visitação, cercados por cortinas e colunas. Descoberta pelo dinamarquês Peter Lund em 1835, ela possui 511 metros de extensão, explorados em um percurso de quarenta minutos com um guia


Edson Rodrigues Um dos passeios mais bonitos da Chapada dos Guimarães leva à caverna Aroe Jari, uma gigantesca gruta de arenito - 10 metros de altura e 60 de largura - e muitas pinturas rupestres. A caverna abriga ainda um lago - a Lagoa Azul - que fica a 1.400m da entrada. Apesar das águas cristalinas, é proibido mergulhar na piscina e o acompanhamento de guia é obrigatório. O conjunto natural fica a 46 km da cidade de Chapada dos Guimarães. O acesso é por trilha, vencida depois de 1h20 de caminhada.
 

COMTUR Na cidade da adrenalina e aventura, também há passeios perfeitos para relaxar! Um deles é o que leva à Gruta do Anjo, uma antiga pedreira desativada em 1995 e que abriga em seu interior um lago cristalino - e cheio de carpas! Entre novembro e fevereiro, no final da tarde, a luz do sol deixa a água com diferentes cores. Alugue um pedalinho e aproveite para explorar os salões espalhados pela gruta. Os desenhos enigmáticos surgiram durante as explosões para a retirada de minérios.


Milena Almeida Passeios de barco levam à bela gruta no meio do mar, com um salão de 30 metros de extensão e 15 metros de altura. O nome vem dos efeitos causados pelas paredes internas, que têm tons dourados e prateados e que se tornam azuis de acordo com a incidência de luz. Os passeios duram quatro horas e descortinam ainda outras belas paisagens de Arraial do Cabo: prainhas do Pontal do Atalaia, Ilha do Farol e praia do Forno. As embarcações partem da praia dos Anjos.


Marileny Marques Uma das mais famosas e estruturadas grutas de Minas Gerais - a da Lapinha - fica em Lagoa Santa, cidade repleta de cavernas tomadas por pinturas rupestres. A 13 quilômetros da cidade, a gruta da Lapinha chama a atenção pelas dimensões: são 511 metros de extensão e 40 de profundidade, onde estão abrigados salões e galerias ornamentados com estalactites e estalagmites. Iluminada artificialmente, conta com escadas e passarelas para facilitar a circulação. O tour é feito com um guia e dura quarenta minutos.

Fonte: http://www.feriasbrasil.com.br

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Um destino ótimo pra fugir do frio


Crocobeach Hotel: ótima qualidade e temperatura média de 30° atemporal!


Crocobeach Hotel: ótima qualidade e temperatura média de 30° atemporal!
Quando as baixas temperaturas chegam, junto com elas, surge também a imensa vontade de não fazer nada, a não ser ficar em casa quentinho embaixo das cobertas. Isso talvez seja um ótimo motivo para fazer uma viagem, seja para destinos que combinam com elas, seja para lugares que servem como refúgio das mesmas, como as praias do Nordeste, por exemplo. No entanto, para a viagem ficar ainda melhor, é preciso de uma hospedagem tão boa quanto o destino, como as estadas do Crocobeach Hotel, em frente a uma das melhores praias do Brasil.

Sobre o destino, não poderia ser outro melhor se não, o do litoral cearense! E é lá que fica localizado o Crocobeach Hotel, mais especificamente na capital do estado, em frente à tão famosa Praia do Futuro! Ou seja, com a presença do sol durante o ano todo e toda infraestrutura que uma excelente praia oferece, com restaurantes, lojas e ótimos quiosques, definitivamente, sua estada está no melhor lugar de Fortaleza!

Estrutura excelente de ponta a ponta!

Crocobeach-Hotel-fachada-zarpo-magazine
Com uma estrutura onde sofisticação e conforto são notados em todos os cantos, o Crocobeach Hotel é a primeira hospedagem moderna da Praia do Futuro. Seus 94 apartamentos possuem serviço de quarto e recepção 24h, e são espalhados pelos 7 andares que compõe essa construção, dona da melhor estada de Fortaleza. Tem capacidade para receber qualquer hóspede que procura viver bons momentos.
quarto-Crocobeach-Hotel-zarpo-magazine
Do 1º ao 5º andar, ficam as acomodações de estilo Standart. Ocupando um espaço de 10 m², elas dispõem de deliciosas camas queen ou 2 de solteiro – se for sob pedido -, TV Smart LED 40”, ar condicionado, secador de cabelos e pela janela, vista para a cidade.
Também localizadas do 1º ao 5º andar do Crocobeach Hotel, estão a suítes Superior que ocupam um espaço de 12 a 16 m². Além disso, elas são equipadas com TV Smart LED 40”, ar condicionado, secador de cabelos, camas king size, ou também 2 de solteiro e uma incrível varanda com vista lateral para o mar.
As acomodações em estilo Luxo Lateral condizem perfeitamente com o nome e, assim como as outras, também ficam localizadas a partir do 1º andar até o 5º dispondo de todos os outros itens dos quartos anteriores, porém, ocupam um espaço maior, de 16 a 20 m², possuem varanda com vista para o mar e são as únicas acessíveis para deficientes físicos.

Restaurante Atlântico Sul: uma culinária dos deuses

rest-Crocobeach-Hotel-zarpo-magazine
A qualidade existente pelos cantos do Crocobeach Hotel é tanta, que também não poderia deixar de estar presente nas refeições. O Restaurante Atlântico do Sul é o lugar dono da melhor culinária da Praia do Futuro, aquela que só de olhar os pratos sendo feito na cozinha ao vivo, já dá água na boca. Mas, na hora de aproveitar as delícias do buffet com temas variados, o prazer fica ainda maior ao apreciar a vista maravilhosa para o mar fortalezense e para a piscina.
academia-zarpo-magazineImagem ilustrativa
Aos que levam e seguem uma rotina fitness e saudável, com prática de exercícios diariamente, podem ficar despreocupados! O Crocobeach Hotel oferece aos hóspedes uma academia totalmente equipada que fica localizada no 5º andar, inclusive, também possui vista para o mar, ou seja, malhar fica ainda melhor com uma paisagem exuberante para admirar.
piscina-Crocobeach-Hotel-zarpo-magazine
Aquela cor bronzeada tão desejada quando as temperaturas estão amenas, é para poucos! Já que nas praias do Nordeste é sempre sol, não dá para voltar para casa sem estar com a pele mais moreninha, não é mesmo? A piscina do Crocobeach Hotel, além de ser perfeita para relaxar com um mergulho, é o lugar ideal para tomar sol. Por causa do Pool Bar ou o bar molhado, os hóspedes podem fazer de tudo enquanto aproveitam de ótimos drinks e petiscos em torno da piscina, sem contar a vista incrível para o mar.

Praia do Futuro: a poucos metros do Crocobeach Hotel

praia-do-futuro-Crocobeach-Hotel-zarpo-magazine
E por falar em mar, uma das melhores praias de Fortaleza está a poucos passos do Crocobeach Hotel, bem em frente, portanto, nem pense em deixar de dar um mergulho nas águas da Praia do Futuro. Até cenário para filme esse lugar já foi, além de ser uma ótima pedida para passar uma tarde, tomar uma cerveja, sol, banho de mar e aproveitar das ótimas barracas que oferecem delícias da culinária regional baseada em frutos do mar. O cenário é composto pelas areias fofas e claras, dunas, coqueiros, quiosques, mar com ondas fortes e água cristalinas.
Quem escolhe a estada do Crocobeach Hotel, tem o privilégio de aproveitar uma hospedagem com café da manhã incluso na tarifa. É praticamente um banquete posto a mesa repleto de delícias, especialmente para você começar o dia em grande estilo!

Complexo Crocobeach: sua estada ainda melhor!

complexo-Crocobeach-Hotel-zarpo-magazine
E não é só isso, os hóspedes ainda têm acesso gratuito aos shows de humor que acontecem todas as quintas à noite no Complexo Crocobeach, acesso às piscinas e uso de cadeiras para tomar sol. Tudo isso dentro da melhor infraestrutura da Praia do Futuro. Localizado a 200 m do hotel, o lugar conta com restaurante, bar, piscina, parquinho infantil, música ao vivo e muito mais. A parte boa vem agora: os hóspedes do hotel recebem 15% de desconto no consumo lá de dentro. Maravilhoso, não é mesmo?
A cidade de Fortaleza, de tão linda, sem dúvidas, é digna de um passeio, tanto pelas praias exuberantes, quanto pelas regiões e pontos turísticos. Para quem curte história, arte e cultura, vale fazer uma visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Trata-se de um espaço cultural que reúne peças de teatro, cinema, espaço para shows, galeria de arte, exposições, etc. Ta aí uma grande dica de passeio capaz de deixar sua estada no Crocobeach Hotel ainda mais interessante. Depois de tudo, eu não esperaria tanto para ir curtir uma viagem dessa!

terça-feira, 14 de junho de 2016

Copenhagen - Dinamarca


 

A beleza é reinventada nas ruas de Copenhagen. O habitual é passear pelo encantador cais de Nyhavn e olhar para monumentos como o Royal Residence. No entanto, inspire-se no futuro - a arte de rua, a diversidade colorida, e a confusão da criação. Copenhagen está em formação.

Andando pelas ruas estreitas do centro da cidade, em breve você vai descobrir cenários quase teatrais. Encantadoras casas antigas localizadas lado a lado nas ruas de paralelepípedos, com monumentos históricos, pequenas torres e flechas de torres de cobre vão fazê-lo(a) regressar à Idade de Ouro.

No entanto, Copenhagen é uma cidade em mudança que mostra na cidade vestígios de obras rodoviárias, andaimes, autocolantes políticos, grafitos, marcas e o lixo que restou de um fim-de-semana feliz. Copenhagen está a crescer com uma aparência mais jovem, e perceber a beleza da mesma pode demorar mais do que parece à primeira vista. Se quer apreciar os encantos da história bem preservada, normalmente tem de olhar para além do ruído, da multidão, e da renovação.

Os níveis de utilização dão uma nova perspectiva a Copenhagen. A cidade está a afirmar-se para um público mais jovem. Está a tornar-se numa cidade de criação. Está a tornar-se numa cidade onde estão a nascer as visões do futuro. Estão a aparecer novos bairros. Visitar o bairro futurista de Ørestad é uma revelação do pensamento arquitetônico inovador, e dá uma ideia de tentar gerir a socialização. Além disso, os portos industriais de Nordhavn são moldados num hábito alternativo como falamos.

Capte o velho e o novo. Percorra os bairros antigos das classes trabalhadoras de Nørrebro e Vesterbro, agora habitados por imigrantes, estudantes e famílias jovens. Visite o bairro marítimo de Christianshavn e os jardins de Frederiksberg. Caminhe nas margens dos lagos dos fossos históricos que cercam a cidade. E, depois, alargue a sua perspectiva e visite as novas áreas, as galerias, e capte a atmosfera da rua.

Sinta Copenhagen a preparar-se para o futuro.

Como é o clima em Copenhagen em junho?
Temperatura 10-19 °C
Dias de sol 18-
Precipitação média 49 mm
Dias com neve 0


Dados Demográficos
Horário Local 19:13
Moeda Danish Crown

Quanto custam as coisas em Copenhagen? Ver mais

Refeição
Refeições em restaurante em Copenhagen custam 58% mais do que em Rio De Janeiro

Trem/Metrô
Uma passagem de trem/metrô custa 13 BRL



sexta-feira, 10 de junho de 2016

Garibaldi - RS




Nem só de vinho é feita a degustação no Sul do país. Em Garibaldi, os espumantes são as atrações das vinícolas como Peterlongo, Chandon, Don Laurindo e Cooperativa Garibaldi. O cenário - rodeado por colinas e parreiras, além de arquiteturas típicas européias - é um convite para conhecer as fábricas da glamourosa bebida e a saborosa gastronomia regional, sempre harmonizada com borbulhas. Os tours guiados apresentam os setores de produção e de elaboração do produto, terminando sempre com degustação e, obviamente, na compra de algumas garrafas.




Brinde: Ótimos espumantes são produzidos aqui!

Os verbos comer, beber e comprar, aliás, são os mais conjugados na região. Como resistir ao salame de javali e aos variados queijos artesanais produzidos na Estrada do Sabor, perfeitos para acompanhar os espumantes que serão levados na mala?

Aproveite o embalo para comprar, com desconto, saca-rolhas, petisqueiras, baldes para garrafas e talheres em aço inoxidável diretamente da fábrica da Tramontina, que fica nos arredores, na cidade de Carlos Barbosa.




Para curtir algumas atrações típicas de uma só vez, embarque na maria-fumaça, que parte de Bento Gonçalves.




O passeio começa com distribuição de suco de uva e vinho na estação de origem e termina na cidade vizinha de Carlos Barbosa - uma parada estratégica é feita em Garibaldi, com muita música e brindes de espumante. A viagem dura cerca de duas horas e é animada por grupos folclóricos que se apresentam nos vagões. É possível fazer o caminho inverso também.

De volta à cidade, faça o Roteiro Histórico. Trata-se de uma caminhada pelo Centro para apreciar as construções do início do século 20, com influências européias. Entre elas estão a Mansão Mazzini, as igrejas dos Capuchinhos e da Matriz e o Museu Municipal, com objetos dos imigrantes. O tour pode ser feito também em um caminhão adaptado, o Tim-Tim.






Além do inverno, quando as baixas temperaturas tornam clássicas as viagens pelas serras gaúchas, programe uma visita à região entre os meses de setembro e outubro de um ano ímpar. No período acontece a Fenachamp - Festa do Espumante, com exposições de produtos, feiras, cursos de degustação e shows. Na capital brasileira das borbulhas, o passeio só pode mesmo terminar com muitos brindes!

 




segunda-feira, 6 de junho de 2016

Uma pequena joia do Mediterrâneo - Formentera




Com 82 quilómetros de praia, a ilha tem uma completa e variada oferta de praias, consideradas por muitos como as mais belas do Mediterrâneo.

Formentera é conhecida como o último paraíso do Mediterrâneo por ter sabido conjugar o turismo com a proteção do meio ambiente. A luta de várias gerações de habitantes locais tornou possível a conservação de uma ilha cujas praias de águas cristalinas e o clima fazem dela uma pequena joia do Mare Nostrum.

Só se consegue chegar a Formentera de barco vindo de Ibiza. Esta inacessibilidade transforma-a num local tranquilo para fugir do stress e da massificação. Pode desfrutar da ilha passeando em bicicleta ou banhando-se nos seus mais de 20 km de praias de areia branca e águas de infinita transparência, onde é possível praticar todo o tipo de desportos náuticos. O segredo da existência de um mar cristalino e das extensas praias de Formentera, que a diferenciam do resto do Mediterrâneo, é a pradaria de Posidonia que rodeia a ilha, uma depuradora natural que limpa a água e permite a sedimentação da areia no litoral. Um autêntico bosque submarino, que foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1999.

O sucesso turístico da ilha, amada tanto por residentes como por visitantes, assenta no facto de ainda ser possível encontrar algo de diferente em Formentera. A diferença é marcada pelo respeito pela Natureza, a sobrevivência da sua própria cultura e a visão de conseguir a exclusividade através da proteção do meio ambiente.

Outros fatores de diferenciação em Formentera são a liberdade e a sua luminosidade, que se converteram, desde os anos 70, em atrativos para artistas e artesãos que, hoje em dia, fazem parte do património diferencial da ilha. O seu design de roupa, acessórios e joias, ou as suas obras de arte, funcionam como poderosos chamarizes de Formentera.



Enseadas e recantos isolados


Formentera é a mais pequena ilha habitada do arquipélago das Baleares. Está situada a sul de Ibiza e, embora seja uma ilha pequena, a sua forma recortada faz com que possua uma grande extensão de costa (82 km) proporcionalmente à sua superfície. Ao longo da mesma existem várias praias, de grande e pequena dimensão, e numerosas pequenas enseadas e recantos isolados onde pode perder-se, como, por exemplo, as piscinas naturais, a povoação de San Agustín de Es Caló, a zona de Migjorn...

Apesar de pequena, é acessível e cómoda. Pode percorrê-la em bicicleta pelos seus caminhos verdes, bosques de pinheiros e sabinas-da-praia, pelas suas salinas e pelo interior rural. Para trajetos mais longos pode utilizar um automóvel ou uma moto.


A ilha de Formentera destaca-se pela sua enorme beleza ambiental e pela paisagem – ainda selvagem – de dunas e praias, conservadas em excelente estado. Ao desembarcar em Formentera, respira o ar de paz e da tranquilidade que a caracterizam e a convertem num lugar diferente. Em seguida, será atraído pelas suas águas únicas, graças à sua transparência e à cor turquesa inigualável que evocam latitudes tropicais.
 

Praias de sonho


Formentera oferece mais de 20 km de praias de areia branca e águas transparentes com combinações surpreendentes de azul. Na ilha, pode encontrar desde a típica pequena enseada isolada às praias de sonho, podendo desfrutar em todas elas de grande tranquilidade e paz, num ambiente natural e protegido das grandes multidões.

Se existe algo que torna a Formentera diferente dos outros destinos mediterrânicos é a beleza do seu litoral e a ausência de construção na maior parte da costa. A aposta de várias décadas num desenvolvimento sustentável permite, hoje em dia, usufruir de praias de beleza paradisíaca, mas com todos os serviços e toda a segurança de um destino ocidental.

Es Cavall d’en Borras
É a praia mais próxima do porto de La Sabina, acessível a pé ou de bicicleta, ao longo da costa. Tranquila, de águas cristalinas e com vista para o porto, para Es Vedrà e para os veleiros e embarcações ancorados em frente, na parte posterior encontra-se um belo bosque de sabinas-da-praia, onde se pode proteger do sol nas horas de calor mais intenso.

Es Caló
Pequeno recanto de pescadores, onde é possível saborear o mar num ambiente marinho. A praia é pequena, podendo ver-se as falésias de La Mola do lado direito.

Llevant
Praia muito extensa e bastante movimentada, devido ao seu comprimento, é possível encontrar sítios mais tranquilos e isolados, não faltando, naturalmente, os restaurantes e os bares de praia. A sua proximidade de Illetes permite percorrer a pé todas as praias existentes a norte da ilha.

S’alga (Espalmador)
Uns escassos 150 metros separam a ilha de Formentera da de Espalmador. Apesar do tamanho reduzido – três quilómetros quadrados –, esconde inúmeras maravilhas no seu interior.

Ses Platgetes
Zona de praias de areia fina e branca situada na continuação de Es Caló, em combinação com afloramentos rochosos baixos.

Illetes
As praias de Illetes, situadas no ponto mais a norte da ilha e mais próximas de Espalmador (a escassos 150 metros), são as mais visitadas e concorridas pelos turistas.

Caló des Mort
Maravilhoso recanto de Formentera para um banho, com o mar no horizonte como única testemunha da beleza da paisagem, rodeado por falésias baixas na parte posterior e algumas cabanas de pescadores.

Es Pujols
Magnífica praia situada na zona turística de Es Pujols, onde pode encontrar todos os serviços: alojamento, compras, restaurantes e desportos náuticos.

Migjorn
É uma das maiores da ilha, já que a sua extensão de areia cobre grande parte da costa sul da ilha, quase desde La Mola até Es Cap de Barbaria.

S’arenal
Praia de areia misturada com pequenas conchas arrastadas pelo mar e uma ondulação suave, que a diferenciam das outras praias de Formentera.

Sa Roqueta
Pequena enseada entre as praias de Es Pujols e de Llevant, com a ilha de Ibiza ao fundo.

Cala Saona
Esta pequena praia, apesar da pequena extensão, é uma das mais belas que se podem visitar. A sua tranquilidade e beleza característica fazem desta pequena enseada um local de visita obrigatória para o turista.  


O que visitar


Igreja de São Francisco Xavier
Sa Tanca Vella
Farol de Cap de Barbaria
Castelo Romano de Can Blai
Moinho de La Mola
Jazigo megalítico de Ca na Costa



Jazigo megalítico de Ca na Costa

Datado entre os anos 2000 e 1600 a. C., é um jazigo importante, que demonstra a presença humana na ilha desde épocas muito remotas. O recinto está bem construído e consta de uma câmara sepulcral, um corredor de acesso e uma estrutura exterior de fortes concêntricos.


Outras visitas de interesse


Farol de La Mola
Monumento dedicado a Júlio Verne. Fica no fim da autoestrada, depois da povoação Del Pilar de la Mola.

Povoado megalítico de Cap de Barbaria
Os jazigos arqueológicos de Cap de Barbaria demonstram que a ilha esteve habitada desde o ano 2000 a. C.
Tratam-se de três jazigos diferentes, que contribuíram para descobertas significativas, tais como cerâmicas, ossos e uma peça de bronze.

Cami de Sa Pujada
Caminho em calçada que permite desfrutar de uma paisagem espetacular, desde Es Caló até ao miradouro.

Torres Defensivas
Formentera conta com cinco torres defensivas que alertavam a população da ilha para eventuais ataques de piratas.

Torre de Sa Guardiola
Espalmador

Torre Des Garroveret
Cap de Barbaria

Torre Des Pi Des Catala
Es Pi Des Catala

Torre Sa Gavina
Punta Sa Gavina

Torre Punta Prima
Punta Prima


 

Onde dormir

Club Mar Y Land,
Migjorn

Hostal La Savina,
Formentera

Hotel Hostal Tahiti,
Es Pujols

Sa Volta,
Es Pujols

Hotel Riu La Mola,
Formentera

Hostal Entre Pinos,
Es Calo

Hotel Roca Bella,
Es Pujols

Espalmador Apartments,
Sant Ferran de Ses Roques

Ses Eufabietes,
San Francisco Javier

Es Mares Hotel & Spa,
San Francisco Javier

Hotel Club Punta Prima,
Formentera

Es Pinar Apartments,
Migjorn

Es Pujols Apartments,
Es Pujols

Onde comer


Luna Restaurant

Claro Formentera

Gran Iberico

Cincpedres Formentera

Juan Y Andrea

Es Caló Restaurant

Es Ministre Restaurant

La Tortuga

Ca’n Carlos

Can Rafalet

El Pelayo

Acapulco

Es Moli de Sal

El Pirata

Fonda Pepe

Onde fazer compras


Feira de arte e artesanato

Mercado artesanal de Sant Ferran

Mercado de arte de Sant Ferran de ses Roques

Horários comerciais
Os horários habituais são das 09:00 às 14:00 e das 17:00 às 20:00. Todavia, muitos estabelecimentos permanecem abertos ao meio-dia e até às 24:00 horas. Nalguns domingos ou feriados, estes centros abrem também as suas portas ao público.

Centros de entretenimento: Os mais habituais – bares, pubs e discotecas – permanecem abertos quase toda a semana até às 3:00 ou 4:00 da madrugada.

Informações


Moeda
Euro

Idioma
O oficial é o espanhol. Na maioria dos estabelecimentos turísticos fala-se também inglês, alemão, italiano e francês.

Documentos
Bilhete de identidade/Cartão do cidadão.

Fuso horário
+ 1 hora
clima

O clima característico da ilha é tipicamente mediterrânico, podendo ser classificado como temperado quente.
Conheça alguém que curta viajar como você