terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

A fama de “Caribe Brasileiro” está estampada na placa oficial de boas-vindas da cidade de Arraial do Cabo. Ela prepara o coração dos turistas para o inevitável susto ao avistar a primeira praia à beira da estrada. Com acesso fácil, preços baixos, dias ensolarados e praias deslumbrantes, Arraial é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja curtir um descanso com pé na areia. Segure o voltante, evite a batida ao avistar o colorido do mar e comece a curtir o espetáculo que é Arraial do Cabo. Será difícil deixar qualquer uma das praias para trás.

O mar de Arraial é especial por uma razão muito particular. Na região, acontece o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas ricas em vida marinha. A fartura de alimento transforma Arraial em um dos melhores pontos de mergulho do país, com águas claras e muita vida. É perfeito para o mergulho de batismo, para profissionais ou mesmo para quem quer se divertir com o snorkeling.



Com jeito de interior e menos de 30 mil habitantes, Arraial do Cabo oferece aos visitantes um clima propício para férias. Emancipada em 1985 e oficialmente jovem, a cidade, antes, era parte de Cabo Frio. A história da região, entretanto, data do início do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou naquele mar com a segunda expedição europeia a percorrer o litoral brasileiro.

Pouco resta daquele período. Um pequeno obelisco marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde viviam principalmente índios tamoios antigamente. No centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédio ostenta o ano de 1503 na fachada, data da chegada de Américo Vespúcio. O local, originalmente uma igreja de pau a pique, marca o ponto onde teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil, no ano de 1506. Na mesma região, está a Casa de Piedra, dita como uma das primeiras construídas no país.



Descubra o Parque Estadual da Costa do Sol, a região tem natureza preservada e, em muitos pontos, quase intocada. Desbrave as areias de Arraial do Cabo e seja-bem vindo a este paraíso. Não deixe de fazer o passeio de barco até a Praia do Farol e de curtir um dos mais belos espetáculos locais, o pôr do sol do Pontal do Atalaia. Acredite, depois de dias de sol em Arraial, vai ser difícil querer ir embora.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Escolha uma praia para visitar em 2018, confira as melhores sugestões

Qual praia escolher para visitar em 2018? Veja nossas sugestões de 6 das melhores praias do Brasil que você precisa conhecer esse ano.
Praias do Brasil para conhecer em 2017
Ahh... a difícil tarefa de escolher UMA praia para conhecer no Brasil. Canoa Quebrada, que tal? © Otávio Nogueira

Se na hora de escolher o próximo destino de viagem, seu pensamento for o de “quero praia”, a notícia é boa e ruim ao mesmo tempo. Boa porque, claro, não faltam opções sensacionais para escolher de praias do Brasil e arredores, e “ruim”, assim mesmo entre aspas, pois optar por apenas um destino é tarefa quase impossível.
Mas calma! A seguir, a gente dá uma forcinha e lista 6 das melhores praias do Brasil para visitar em 2018. Prepare o biquíni, a sunga e o protetor solar e boa viagem! 

São Miguel dos Milagres, Alagoas

 

Praias do Brasil para conhecer em 2017 - São Miguel dos MilagresCoqueiros e piscinas naturais verdinhas são o destaque da paisagem de São Miguel dos Milagres © soldon

No litoral de Alagoas, São Miguel dos Milagres ainda é considerado uma joia bruta. O pequeno município (menos de 8 mil habitantes) a 100km da capital Maceió, ainda não é exageradamente explorado pelo turismo, e conta com praias selvagens e desertas absolutamente estonteantes.
O melhor programa é fazer longas caminhadas pelas praias enfeitadas de coqueiros e protegidas por recifes que formam piscinas naturais de águas cristalinas e morninhas.
Um passeio de jangada pela Costa dos Corais e outras lindas praias surgem na paisagem, como Patacho, Porto de Pedras e Tatuamunha. Basta escolher uma das agradáveis pousadas instaladas bem pertinho da areia e garantir as férias perfeitas.

Moreré, Ilha da Boipeba, Bahia

 

Praias do Brasil para conhecer em 2017 - Morere Ilha da Boipeba (BA)Não esqueça do óculos de mergulho para ver os peixinhos coloridos na praia de Moreré © turismobahia

Se Morro de São Paulo ganha a fama de ser badalada e disputada pela galera jovem, a vizinha Ilha da Boipeba é puro charme rústico e o local perfeito para relaxar e curtir a bela natureza da Costa do Dendê baiana. E entre as belas praias da ilha, a vila de Moreré é das mais pitorescas.
A estrutura turística pode ser limitada, mas a paisagem compensa. A faixa de areia da praia varia conforme a maré – dê preferência quando ela estiver baixa – e é emoldurada por coqueiros e amendoeiras.
Impossível resistir às águas absolutamente cristalinas das piscinas naturais que se formam em alto mar. Leve os óculos de snorkel e mergulhe entre os milhares de peixinhos coloridos que vêm comer na sua mão. Depois, saboreie uma moqueca fresquinha em um dos simpáticos bares de pescadores da região.

São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

 

Praias do Brasil para conhecer em 2017 - São Miguel do GostosoDunas a perder de vista: São Miguel do Gostoso é perfeito para esquecer da vida! © Otávio Nogueira

Por falar em sossego, São Miguel do Gostoso é outro destino para desligar e relaxar por completo. Pra começar, não há sinal de celular nesse vilarejo a pouco mais de 100km da capital Natal. Mas com uma paisagem que inclui dunas, um vento perfeito para windsurf e vela, e restaurantes simples mas irresistíveis, quem vai se preocupar com redes sociais?
Um programa imperdível por Gostoso é alugar um buggy para explorar a costa toda. No caminho, encontra-se de piscinas naturais de águas mornas e transparentes (na maré baixa); a uma praia (Tourinhos) onde jatos de água espirram dos recifes em alto mar; até uma duna petrificada de oito metros de altura.

Canoa Quebrada, Aracati, Ceará

 

Praias do Brasil para conhecer em 2017 - Canoa Quebrada (Ceará)Basta uma olhadinha na paisagem de Canoa Quebrada para ver porque é um destinos preferidos no Ceará © Otávio Nogueira

Parte do município cearense de Aracati (a 150km de Fortaleza), a pacata aldeia de pescadores de Canoa Quebrada foi descoberta pelos hippies nos anos 70. Décadas depois, o clima descontraído e relaxante ainda reina por lá mas, claro, com toda a estrutura moderna para receber seus visitantes que crescem em número todos os anos.
Localizada no alto de uma falésia, Canoa Quebrada encanta pela paisagem natural de suas águas esverdeadas – nada melhor do que fazer um longo passeio em uma jangada rústica e descobrir as várias prainhas da região. Destaque para a praia de Majorlândia onde é feito o artesanato mais típico da região – as garrafinhas com desenhos de areia colorida.
Depois, caminhe pelo calçadão da “Broadway” (a Avenida Dragão do Mar), com seu piso de pedras portuguesas, para ter a dificílima tarefa de escolher um dos ótimos restaurantes de frutos do mar para jantar.

Praia do Farol, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

 

Praias do Brasil para conhecer em 2017 - Praia do Farol, Arraial do CaboCom uma paisagem dessas, ninguém reclama do difícil acesso para chegar na Praia do Farol © marinelson

Difícil escolher uma única praia para visitar em Arraial do Cabo. Afinal, não é à toa que o município da Região dos Lagos – com suas dunas de areia branca, lagoas e costões – é famoso por suas praias paradisíacas. Pontal, Forno, Anjos, Prainha, todas valem ser conferidas. Mas a Praia do Farol consegue ser ainda mais especial.
Ela fica na Ilha de Cabo Frio e tem acesso somente por barco. Leva-se cera de 40 minutos para chegar lá, e é preciso autorização da Marinha (obtida na cidade) para desembarcar por lá.
Cercada por pequenas dunas, Farol é o paraíso dos mergulhadores, com suas águas transparentes e uma vida marinha absurdamente diversificada, com arraias, tartarugas, lulas, lagostas e até golfinhos. Para completar, há ótimas pousadas e restaurantes na região, com preços bastante acessíveis.

Praia da Tainha, Bombinhas, Santa Catarina

 

Praias do Brasil para conhecer em 2017 - Praia da Tainha, Bombinhas (SC)Tainha é uma das 39 lindas praias para escolher em Bombinhas © jbonazza

Atenção, escolher Bombinhas, em Santa Catarina, como destino de viagem pode ser extremamente estressante. Afinal, somente os fortes conseguirão escolher entre 39 praias para visitar! O município do litoral norte catarinense é hit no verão e, claro, tem praias para todos os gostos.
A Praia da Tainha é a mais distante do centro da cidade, no extremo sul da península. São aproximadamente 200 metros de extensão, com acesso saindo da Praia da Conceição, por uma estrada sem pavimentação. Dica: no caminho, existe um museu e alguns mirantes naturais para apreciar a paisagem.
O destaque por lá são as águas calmas e limpíssimas, cujas cores variam em tons de azul e verde, além de areias fininhas. Os esportistas e aventureiros adoram mergulhar ou escalar as pedras gigantes que tomam conta da ponta direita da praia.

BÔNUS: Cabo Polonio, Uruguai

 

Praias do Brasil para conhecer em 2017 - Cabo Polonio, UruguaiNada de modernidades- a beleza natural é o principal atrativo de Cabo Polonio © mirianb

Se a ideia é desligar por completo e curtir a natureza em estado bruto, a dica é rumar para o interior do Uruguai e descobrir o mágico povoado de Cabo Polonio. A península fica a 260 km da capital Montevidéu e por lá não há luz elétrica, água encanada, internet ou asfalto.
Toda a área é protegida e considerada Reserva Natural da Biosfera da UNESCO, portanto somente carros autorizados podem entrar no local. Muito radical? Acredite: a beleza selvagem da paisagem compensa qualquer falta de “modernidades”.
Afinal, quem irá reclamar de ter uma praia deserta praticamente para si próprio, rodeado por dunas gigantes? Em um passeio pela costa, não será difícil avisar alguns leões marinhos pelas ilhas. Ninguém vai julgar você se não quiser mais ir embora…

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Porto de Galinhas, PE


O povoado pernambucano de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, abriga praias procuradas por brasileiros e estrangeiros que buscam cenários paradisíacos. A região é famosa pelas tranquilas piscinas naturais, barreiras de corais e diversidade marinha. A vila, onde estão concentradas lojas, restaurantes e hotéis, costuma ser o principal ponto de partida para conhecer praias do entorno, como Muro AltoMaracaípe e Cupe.

Há dias quentes o ano todo, com temperatura entre 27ºC e 30ºC. Para aproveitar as piscinas naturais, o ideal é seguir a tábua de mares (opte pela maré baixa). O inverno é chuvoso.

É forte a influência do período colonial em Porto de Galinhas. O nome representa a época em que os escravos africanos contrabandeados chegavam à região escondidos entre galinhas, para driblar a fiscalização.

O que fazer
Faça mergulhos, passeios a pé e sobre quatro rodas para descobrir tudo o que Porto de Galinhas tem a oferecer. Não deixe de conhecer as piscinas naturais repletas de peixes e corais. Mas atenção: a visibilidade da água é melhor no período de maré baixa, que muda de acordo com as variações da lua.

Praias
A praia de Porto de Galinhas, eleita uma das mais bonitas do Brasil e privilegiada pelo mar tranquilo, é a principal da região e também abriga resorts e restaurantes. Outra praia que faz sucesso é Muro Alto, com mais de dois quilômetros de piscinas naturais, parede de recifes e uma bela fila de coqueiros. Já a praia do Cupe recebe tanto surfistas quanto famílias, já que possui um trecho de ondas agitadas e outro com piscinas naturais. Outra opção é a praia Maracaípe, ideal para relaxar nas piscinas naturais e, por outro lado, atrativa para os surfistas e para quem gosta de usufruir de bares e restaurantes do tipo pé na areia.

Passeios na água
Aproveite para ir além do banho de mar e explorar o mar a partir de outros ângulos. Uma dica é reservar passeios de jangada pelas piscinas naturais (dependendo do nível do mar, também é possível chegar às piscinas a pé). A maior parte dos passeios inclui parada para mergulho nos recifes de corais. Você também pode fazer o passeio de jangada pelo rio Macaraípe, conhecido pelos manguezais.

Passeios terrestres
Se o objetivo é ter visão geral das praias, opte pelo passeio de buggy. O tour costuma iniciar na praia de Macaraípe e ir até a praia de Muro Alto, passando por toda a orla de Porto de Galinhas. O passeio completo pode durar até quatro horas. O visual dos coqueirais com o mar azul ao fundo é incrível!

Gastronomia e compras
Vale a pena conhecer a culinária e os itens artesanais típicos de Porto de Galinhas. As galinhas pintadas à mão aparecem em peças de cerâmica, quadros, bolsas de tecido, esculturas e em vários outros produtos encontrados em lojas, galerias e feirinhas espalhadas pela vila. Na mesa, você poderá optar por pratos com ingredientes regionais, como frutos do mar, castanha de caju e mandioca.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Dicas: Pague menos por passagens, confira

A viagem começa muito antes de chegar ao destino dos sonhos: exige uma verdadeira ciência para conseguir o melhor custo-benefício possível sem contratempos. Felizmente, hoje em dia, quem opta por abrir mão das agências especializadas conta com uma série de aparatos tecnológicos para encontrar seu voo.

Como encontrar passagens mais baratas?

 

Aplicativos e sites que comparam preços

Antes de procurar diretamente no site das companhias aéreas, não deixe de acessar uma plataforma de comparação de preços. Ela reunirá todas as empresas com saídas no dia que você precisa, além de filtrar por horário, número de escalas e taxas. A melhor parte, entretanto, não é essa; mas a possibilidade de criar alertas para aproveitar boas promoções.
Gurus: Kayak, Decolar.com, eDestinos e SkyScanner

Sites que negociam com milhas

Existe ainda a opção de procurar o seu bilhete em algum portal que efetue compras por milhas de terceiros. Funciona assim: eles adquirem créditos de pessoas ou empresas e conseguem melhorar o preço do trecho ao vendê-lo para você. A dica é ficar de olho no tempo de viagem, já que os voos ofertados costumam ter escalas e conexões malucas.
Gurus: 123 Milhas e MaxMilhas

Dicas de expert para economizar nas passagens

  • Procure as suas passagens sempre em janela oculta do navegador de Internet (Chrome, Explorer, Mozilla etc). Assim, você evita que a sua localização altere o preço de alguma forma.
  • Antes de marcar as férias na sua empresa, pesquise a variação de valores entre os dias da semana. Viajar na segunda-feira pode sair mais em conta do que embarcar na sexta, por exemplo. O mesmo vale para o dia de compra.
  • Sempre que possível, cheque se combinar passagens de diferentes companhias é mais vantajoso. Às vezes é!
  • Pesquise as empresas aéreas que têm sede no país que visitará. Provavelmente, elas oferecerão melhores tarifas.
  • Cheque se o seu cartão de crédito conta com algum programa de pontos ou milhas. Talvez você já os esteja acumulando sem saber.
  • Esteja alerta aos tíquetes baratos demais, pois podem esconder alguma pegadinha. Antes de finalizar a compra, verifique se eles incluem a bagagem despachada, as refeições e se o número de escalas é razoável.


Conheça alguém que curta viajar como você