segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Turquia, destinos cheio de história e de atrações

Cheia de histórias e atrações turísticas, a Turquia está em alta no roteiro dos viajantes internacionais, especialmente dos brasileiros, já que agora há voos diretos de São Paulo para lá.

Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmed). Istambul, Turquia
A Turquia recebe pouco mais de 30 milhões de visitantes estrangeiros por ano e é um dos poucos que têm seu território geográfico conectado com dois continentes (assim como a Rússia): uma parte em solo europeu e outra porção maior no asiático. Daí, por ser um país transcontinental, está situada na chamada “Eurásia”.
Basílica de Santa Sofia. Istambul, Turquia
Bairro de Galata. Istambul, Turquia
O povo turco, de maioria mulçumana, se revela bastante receptivo e muito (acredite!) apaixonado por futebol. O país euro-asiático encanta por suas peculiares belezas exóticas, paisagens variadas, praias à beira do Mediterrâneo e também do Mar Negro. Além disso, temos a culinária deliciosa, que até lembra um pouco a árabe, templos e palácios majestosos, bazares de rua e, enfim, uma cultura milenar. A Turquia foi o lar de vários impérios da antiguidade como Troia, Hitita, Persa, Grego, Otomano, Romano e Bizantino.
Interior da Basílica de Santa Sofia. Istambul, Turquia
Interior da Mesquita Azul. Istambul, Turquia
Apesar das fortes tradições, a modernidade chegou às terras turcas, sobretudo na descolada Istambul, principal cidade do país e sua antiga capital. Outro destino local bastante procurado é a Capadócia, cenário dos famosos (e inesquecíveis) passeios de balões.
Resultado de imagem para turquia
No ar, na terra ou nas águas, a Turquia promete conquistar você.
Ponte Bosphorus. Istambul, Turquia

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Lisboa, Portugal




Visitar Lisboa é voltar às raízes brasileiras. É deparar-se com a mesma língua, mas com um cadenciado sotaque, e, acima de tudo, conhecer de perto as belezas que cercam o lendário Rio Tejo. Ruas e becos guardam a rica história do país, enquanto o som que chega ao ouvido é um melancólico fado. 
 


Atividades

Lisboa, capital de Portugal desde 1255, é um destino para ser explorado em prazerosas caminhadas. Grande parte das atrações turísticas está próxima do centro, nas regiões de Baixa, Chiado, Alfama e Bairro Alto. Alguns dos lugares mais indicados para se visitar são o Mosteiro dos Jerônimos; os museus antigos, como o do Carmo e Calouste Gulbenkian; o Centro Cultural de Belém; o extraordinário Oceanário; e o Museu do Design e da Moda. Se estiver cansado, uma excelente pedida é sentar em um dos cafés da região e aproveitar para apreciar a vista ao seu redor.

Gastronomia

Extremamente deliciosa, a gastronomia lusitana agrada em todos os sentidos o paladar brasileiro. Seja em restaurantes, tascas ou cafés, os pratos mais procurados são à base de bacalhau. Com ele, não deixe de experimentar o pastel de Belém, o cozido português, a imensa variedade de doces (leite-creme, lampreia de ovos, queijadas de sintra, fofos de belas, trouxas da malveira, entre outros) e, claro, o vinho do Porto.

Compras

Para os apaixonados por compras, Lisboa oferece desde artigos tradicionais a boutiques de renomadas marcas. Para conhecer as lojas mais tradicionais, comece visitando a Baixa. Em Chiado, é possível encontrar uma oferta mais glamorosa e diversificada. Na Avenida da Liberdade, as grandes marcas internacionais marcam presença. Vinhos, roupas e livros são os itens mais procurados por quem passa por essas regiões.

Como chegar

A TAP é a principal companhia portuguesa e a que oferece mais voos entre Lisboa e várias cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo (algumas operações partem de Campinas). A TAM é outra companhia que opera para a capital portuguesa. O voo é de aproximadamente dez horas.

Melhor época

A melhor época para visitar Lisboa é de junho a agosto, durante o verão europeu. Porém, para quem quer aproveitar o frio, entre novembro e fevereiro a cidade tem uma temperatura média de 12°C.

   
 

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Angra dos Reis uma natureza exuberante

Com 365 ilhas, 2.000 praias e oito baías, a bela Angra dos Reis guarda tesouros históricos em meio à natureza exuberante, faixas de areia branca e mar verde-água transparente. Distante 166 quilômetros do Rio de Janeiro, Angra oferece cinco corredores turísticos: Ponta Leste, Centro, Estrada do Contorno, Ponta Sul e Ilha Grande, a mais famosa da região. Entre as atividades mais requisitadas neste verdadeiro paraíso tropical estão trilhas que levam a cachoeiras ou praias reservadas, passeios de barco que têm como destino ilhas paradisíacas ou mergulhos entre peixes coloridos. Destaque também para o acervo histórico e arquitetônico, que remonta à época da colonização e aos tempos áureos do café.

A época mais animada é o verão, mas as chuvas são abundantes neste período. O Réveillon e o Carnaval costumam lotar a cidade. Os meses de primavera e outono registram temperatura amena.

Angra dos Reis é uma das cidades mais antigas do Brasil, descoberta por Gonçalo Coelho, em 6 de janeiro de 1502. Ao escrever uma carta a Portugal, Américo Vespúcio descreveu o local como "se existe um paraíso, é bem perto daqui”.
 
 Com muitas praias e ilhas para curtir a natureza, você terá em Angra diversas opções para uma viagem relaxante ou repleta de adrenalina. Passeios de barco, lanchas e escunas são obrigatórios para conhecer os melhores pontos. Conheça ainda as grutas, cachoeiras e mirantes, pratique voo livre, paraquedismo, rapel, rafting, canoagem, vela e mergulho. E se tudo isso não for suficiente, visite locais históricos que ajudam a contar a história de nosso país.










sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Melhores destinos para aproveitar a primavera pelo Brasil

Aproveite as primeiras ondas de calor para descobrir um pouco mais do País em destinos que são lindos nesta época do ano

Associada à alegria e ao clima de renovação, a primavera é a época perfeita para viajar pelo Brasil, pois as flores estão por todos os lados, deixando as ruas e praças mais pitorescas do que nunca. Qual será o seu destino nesta primavera? Confira algumas sugestões:

Gramado (RS)

Para quem quer sentir de fato o clima de primavera, talvez Gramado seja a melhor opção. A cidade da Serra Gaúcha continua a seduzir casais e famílias pelos mesmos motivos do inverno: chocolate artesanal, bons vinhos e clima europeu. Mas nesta época do ano o clima de romance é reforçado pela chegada das flores coloridas e dos passarinhos cantantes. Lugar perfeito para sentir a chegada da nova estação e aproveitar todas as suas nuances, algo que nem sempre é possível em outras regiões do Brasil.




Blumenau (SC) 

Cidadezinha pacata do interior de Santa Catarina, Blumenau ganha em outubro status de capital brasileira da Alemanha. Isso por que abriga, neste período, a versão tupiniquim da Oktoberfest, festival que surgiu em Munique e celebra as tradições alemãs. Além de roupas típicas, chucrute e salsichão, as principais estrelas da celebração são as cervejas artesanais que animam a festa concentrada na Vila Germânica. O complexo, construído próximo ao centro da cidade, conta com bares, restaurantes e lojinhas, além de um galpão enorme para receber os visitantes que vêm do Brasil inteiro. Este ano, o evento acontece de 8 a 26 de outubro.



 

Foz do Iguaçu (PR) 

Junto com a primavera, as chuvas também chegam à maior parte do território nacional. Se isso não representa boas notícias em algumas viagens, no caso de Foz do Iguaçu a história é diferente. Visitar as Cataratas do Iguaçu quando elas estão no auge, com mais água do que nunca, é uma experiência única. É chance de observar o poder estrondoso da natureza, reverenciando toda sua força e esplendor. Uma vez em Foz, aproveite para dar um pulinho em terras estrangeiras e conhecer um pouco da argentina Puerto Iguazu e da paraguaia Ciudad del Leste, paraíso das compras. 


 

Rio de Janeiro (RJ) 

Visitar o Rio na primavera é ocasião perfeita para ir além das praias – que certamente estarão mais vazias do que no verão – e curtir um pouco do verde que a capital carioca oferece. O Jardim Botânico, próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, é o mais antigo do País (data de 1808) e talvez o mais charmoso. Além dessa parada obrigatória, há ainda o Parque Nacional da Tijuca, considerado reserva de biosfera pela Unesco, e o Jardim Zoológico, também pioneiro no país. Aproveite também para conhecer a Vista Chinesa, recém-reformada.



 

Fernando de Noronha (PE) 

Aproveite o começo da primavera, quando Fernando de Noronha está ligeiramente mais tranquilo, para finalmente conhecer o arquipélago dos sonhos dos brasileiros. Mergulhe com os peixes, faça trilhas e caminhadas pela mata nativa, surfe nas melhores ondas do Brasil. Fernando de Noronha é para os amantes da natureza e dos esportes, ideal para quem busca contato próximo com a vida selvagem. 



quinta-feira, 4 de outubro de 2018

San Andrés é uma autêntica ilha caribenha irressitível

San Andrés, Colômbia




San Andrés é uma autêntica ilha caribenha. O local, que é sede do arquipélago de San Andrés, Providência Santa Catalina, foi a base militar de um notável personagem conhecido como Pirata Morgan e hoje é um dos destinos do Caribe mais acessíveis para se visitar. Os valores justos, os ritmos animados e o mar estonteante são suficientes para conquistar desde a categoria mirim até a sênior.

San Andrés é famoso pelo seu mar de sete cores e, apesar de parecer apenas uma frase de efeito, é mesmo um lugar com diversos tons no mar. Variações de verde e azul brindam os visitantes antes mesmo de chegarem em terra firme. O mergulho no mar, irresistível, é excelente para fugir do calor dos trópicos ou observar peixes de variadas espécies devido às águas cristalinas e com boa visibilidade.



Na ilha não faltam praias para nadar e passeios para fazer. A praia mais popular é a Peatonal, que fica no centro e tem poucas ondas. Alugar um carrinho de golfe é a melhor maneira para circular e aproveitar para conhecer devagar os lindos locais, como West View e San Luis (um bairro residencial onde falam alto o sossego e o clima despretencioso de um lugar que foge da modernização de uma grande capital). Não deixe de visitar, também, o Olho Soprador, um buraco na pedra que solta vento devido à força das ondas, e fazer um passeio por Aquário e Johnny Cay, ilhas vizinhas que superlativos não conseguem descrever - vá e constate suas belezas!

Comer bem e visitar algumas lojas são atividades constantes nos roteiros dos viajantes. Os preços convidativos permitem que refeições em bons restaurantes ou produtos nas lojas tenham um excelente custo-benefício, especialmente para quem está acostumado com os valores do Brasil. Aproveite para comer camarões e lagostas sem ficar com peso na consciência (e no bolso)!

O destino ainda não é tão difundido entre os brasileiros, mas a proximidade com o Brasil e a oferta de voos vêm mudando esse quadro. Outro fator que conta a favor é a falta de burocracia para chegar ao local: como pertence à Colômbia, não é exigido o visto para colocar os pés nesse pedacinho do paraíso. Melhor para os brasileiros, que cada vez mais vêm descobrindo as belezas caribenhas.

San Andrés é uma ilha pobre, que carece de cuidado, mas tem um mar incrível e passeios supreendentes. Um destino para aproveitar pequenos prazeres, descansar, pegar um bronzeado, fazer compras e curtir paisagens de tirar o fôlego.



Conheça alguém que curta viajar como você