quinta-feira, 28 de maio de 2020

Brotas retoma turismo de aventura com capacidade reduzida

Desde 1º de junho, atividades turísticas voltam com 50% da capacidade


A cidade de Brotas (SP) retoma as atividades de turismo de aventura a partir de 1° de junho, mas com apenas 50% da capacidade. A retomada consciente segue o plano de restabelecimento gradativo do governo do estado.
As secretarias de Turismo e de Saúde do município e Abrotur (Associação das Empresas de Turismo de Brotas), formataram protocolo sanitário para a operação das atrações de aventuras, como rafting, boia cross e tirolesa.

Crédito: Paulo Salles/DivulgaçãoO uso da máscara será obrigatório no transporte e nas atividades, exceto nas aquáticas
 
De acordo com o documento, os proprietários de parques e operadoras serão responsáveis pela adoção das medidas sanitárias restritivas para assegurar a redução dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
Entre as normas está a sinalização adequada nas trilhas, sanitários e outras instalações sobre as práticas de higienização. Funcionários deverão usar luvas de látex, máscaras e viseiras. Higienizadores líquidos devem ser instalados em diversos pontos dos parques para a limpeza de superfícies e também para uso do público.
Também há recomendações específicas para os turistas. Nas atividades aquáticas, deve ser respeitada a distância de três metros entre cada pessoa. Antes de entrar no transporte, o visitante passa por uma entrevista sobre a existência de qualquer sintoma relacionado à covid-19 e tem a temperatura corporal aferida.
O uso da máscara será obrigatório no transporte e nas atividades, exceto nas aquáticas.

Crédito: DivulgaçãoHotéis de Brotas também irão operar com capacidade reduzida em Brotas
 

Capacidade reduzida

Todos os estabelecimentos terão atendimento reduzido em 50% da capacidade. A medida, inclui, além das operadoras de turismo de aventura, ecoparques, hotéis, pousadas, bares e restaurantes.
No rafting, por exemplo, botes de 13 pés poderão ser ocupados, no máximo, por seis pessoas para manter o distanciamento seguro nas descidas. Algumas manobras conhecidas para a diversão dos turistas como a “brincadeira do remo”, “escorrega” e “surf” estão suspensas provisoriamente por exigirem a aproximação dos participantes e troca de equipamentos.

terça-feira, 19 de maio de 2020

Serra Gaúcha, saiba as melhores cidades para conhecer

serra-gaucha-nova-petropolis
Um dos principais destinos de inverno do Brasil, a Serra Gaúcha é conhecida por suas paisagens naturais, o friozinho das montanhas, a gastronomia rica e por suas vinícolas. Você sabe quais cidades fazem parte da Serra Gaúcha? Então chegue mais e confira quais municípios formam essa região incrível:

Destinos da Serra Gaúcha

Formada por diversos municípios do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha conta com dois núcleos turísticos principais. O primeiro é a Região das Hortênsias, onde estão Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Já o outro núcleo é o Vale dos Vinhedos, região onde ficam Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Próximas uma da outra, separadas por cerca de uma hora e meia de carro, as duas regiões podem ser exploradas em 5 dias de viagem.

Gramado
Gramado
Por lá você encontrará charme, muita natureza, quedas d’águas, atrações e eventos, que trazem muitos viajantes todo ano. É um lugar tanto para curtir em casal como para fazer uma viagem em família. Entre os destaques da região está o Natal Luz, evento bem iluminado com diversos espetáculos natalinos que encantam muita gente.

Canela

Ao lado de Gramado, no Rio Grande do Sul, Canela é um dos principais destinos de inverno do Brasil. O frio da cidade é convidativo para degustar vinhos e queijos, além de conhecer o legado da colonização alemã na região. Por lá visite o histórico Castelinho Caracol, um dos principais pontos turísticos da cidade. Se você quer mais aventura na sua viagem, o Parque do Caracol tem trilhas ecológicas e vista fantástica da Cascata do Caracol, enquanto o AlpenPark reúne atividades de aventura para toda a família.

Nova Petrópolis

Um dos melhores destinos do sul do Brasil, Nova Petrópolis é uma cidade que cultiva os costumes dos imigrantes alemães e é conhecida como o jardim da Serra Gaúcha. Por lá as ruas são preservadas e as praças sempre estão floridas. 

Bento Gonçalves

Localizada a 120 km de Gramado, Bento Gonçalves é uma das cidades mais charmosas da Serra Gaúcha. No lugar você aprecia bons vinhos nas diversas vinícolas espalhadas pelo destino, como Casa Valduga e Miolo. A região também é um ponto de partida de um famoso passeio de Maria Fumaça que vai até Carlos Barbosa.

Garibaldi
Uma das paradas do passeio de Maria Fumaça e conhecida como a capital brasileira do espumante, Garibaldi é famosa pelos casarões históricos que resistiram muito bem ao tempo e pelas vinícolas. Entre os pontos turísticos mais famosos estão a Vinícola Peterlongo, a Cervejaria Leopoldina e a Vinícola Chandon.

Carlos Barbosa
Pequena e pacata, Carlos Barbosa é conhecida como a cidade da faca e do queijo. Os queijos vêm da famosa Cooperativa Santa Clara e de outros fabricantes espalhados pela região. Por conta dessa fama, o destino da Serra Gaúcha realiza todos os anos o Festiqueijo. Ah e a faca vem da Tramontina, conhecida fabricante de facas para churrasco, talheres, panelas, entre outros. Carlos Barbosa é a cidade onde a empresa começou em 1911.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Puerto Vallarta, México

O que fazer em Puerto Vallarta, México

Na costa mexicana do Oceano Pacífico, Puerto Vallarta é o epicentro da Riviera Nayarit, com cultura local, praias, passeios de barco, golfinhos, shoppings e bons restaurantes
Com 200 mil habitantes, Puerto Vallarta é, ao mesmo tempo, uma cidade que possui um delicado ar colonial, mas empolga também pelo lado mais moderno, com shoppings, restaurantes badalados, edifícios e uma das maiores marinas do país. Tem praias lindas e as saídas de barcos rendem passeios deliciosos até as ilhas próximas.

O que visitar

As principais atrações turísticas giram basicamente em torno da área central e de seu emblemático Malecón, o calçadão à beira-mar. Repleta de restaurantes e bares, a orla é enfeitada por dez esculturas de bronze de artistas mexicanos (ninguém resiste a uma foto ali). Entre as mais legais está a escada de quase
20 metros de altura, tendo o oceano como pano de fundo.
Seguindo no Malecón, chega-se ao centro da cidade, coroado com a imponente Paróquia de Nuestra Señora de Guadalupe, de 1921. Em frente à igreja, um simpático coreto dá um charmoso ar de interior à Plaza de Armas. Aproveite e pare para experimentar os sorvetes da La Michoacana, feitos à base de sabores locais, como orchata e tamarindo.

Comprinhas

Não vá embora sem comprar peças do artesanato local, produzido sobretudo pelos índios huichol, cujo minucioso trabalho se destaca por “pintar” objetos de decoração e bijuterias com miçangas coloridas. Já as tradicionais calaveras Catrinas, figuras femininas com corpo de esqueleto, são fáceis de encontrar. Se a ideia for comprar mais artigos típicos, o Mercado Central também vale uma visita. Ali não faltam batas bordadas, máscaras de lucha libre, pimentas e, claro, tequilas – negocie com os vendedores para garantir bons descontos.  

Hora de ver golfinhos

Puerto Vallarta localiza-se bem no centro da Baía de Banderas, cujo formato de meia-lua abriga uma rica vida marinha. Uma das possibilidades mais marcantes para explorar essa beleza é o mergulho com golfinhos selvagens em alto-mar. Trata-se de uma experiência única, oferecida em poucos lugares do mundo. Ali não há tanques nem truques ou beijos nos bichinhos. A bordo de um bote motorizado, os passageiros são levados em pontos da costa onde a população local (cerca de 300 golfinhos) costuma ficar, a cerca de meia hora de distância do continente. O barco chega próximo para que os visitantes pulem na água e nadem ao lado deles. Ao submergir, é possível ver os bichos nadando pertinho de você e ouvir os zunidos deles embaixo d’água.

Santuário Marinho

Em outro ponto mais a norte da baía, as Islas Marietas são um conjunto de três ilhas fascinantes em alto-mar. Com formação vulcânica, o local abriga mais de 4 mil aves marinhas – em especial, a curiosa e rara espécie patola-de-pés-azuis. Não se pode caminhar nas ilhas por causa dos ninhos dos pássaros, por isso os barcos “estacionam” no mar, enquanto os passageiros se divertem fazendo snorkel, stand up paddle ou birdwatching.

Ilha particular

Já do outro lado da baía, a cerca de 30 quilômetros da marina de Vallarta, a ilha Las Caletas impressiona com o visual de “paraíso perdido no meio do oceano”. A praia particular foi minuciosamente decorada com tochas, deques, espreguiçadeiras, guarda-sóis e até redes dentro da água. Durante a noite, é a vez de assistir a apresentações do folclore local, ao ar livre, cercado pela mata da ilha, e saborear um autêntico jantar mexicano com clima de luau, servido sob o céu de estrelas e com o pé na areia.

Curiosidade: Você sabia que foi graças ao romance proibido de um casal famoso de Hollywood que Puerto Vallarta entrou no radar mundial? Nos anos 1960, quando o local ainda era um desconhecido vilarejo de pescadores, os astros do cinema Richard Burton e Elizabeth Taylor viveram ali um dos mais tórridos casos de amor da história do show business. Para tentar manter a discrição, Burton presenteou a amada com uma casa na região. O lugar hoje se tornou a Casa Kimberly, um elegante hotel-butique que presta homenagem à antiga dona.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Chile, veja os lugares mais lindos para se conhecer

Para muitas pessoas, viajar, conhecer pessoas, culturas e lugares novos, sem dúvida, é um dos melhores momentos da vida. Para isso, fizemos uma lista de cinco lugares mais lindos e imperdíveis para você conhecer no Chile.

1- Torres Del Paine

Sem dúvida, um dos destinos turísticos mais fascinantes da América do Sul. Em suas redondezas, você pode encontrar geleiras e lagos de degelo com águas matizes de azul, verde e cinza. Além de tudo, o local conta com montanhas incríveis e trilhas. 
Torres Del Paine
Torres Del Paine. | Foto: Reprodução.

2- Atacama

No Atacama, dentre todas as maravilhas que o local proporciona, você encontra vulcões ativos, paisagens belíssimas, lagunas azuis e águas termais.
Atacama
Atacama. | Foto: Reprodução.

3- Pucón

Você encontra vulcão ativo, cachoeiras maravilhosas e super transparentes, praia, muitos locais para trilhas, além de ser um ambiente mega relaxante.
Pucón
Pucón. | Foto: Reprodução.

4- Puerto Varas

Puerto Varas se encontra à beira do Lago Llanquihue, o que o torna maravilhoso. Além de ser uma cidade repleta de ótimos hotéis e um clima mega agradável. Ainda é possível ver o vulcão Osorno, que deixa o cenário ainda mais lindo.
Puerto Varas
Puerto Varas. | Foto: Reprodução.

5- Santiago 

Você encontra desde trilhas até locais para esquiar. Santiago e seus arredores é uma região incrível. É uma capital limpa, ordeira, segura e arborizada. Há diversos parques e ruas que convidam a passear a pé.
Santiago
Santiago. | Foto: Reprodução.
Conheça alguém que curta viajar como você