As cidades mais antigas do Brasil e do mundo
Sinta-se um verdadeiro viajante do tempo ao visitar algumas das cidades mais antigas do mundo. Além de impressionarem pela história, estes lugares chamam atenção pelas suas formas arquitetônicas. Confira!
Você já visitou alguma das cidades mais antigas do Brasil e do mundo? Se não, vale muito a experiência, pois estar em lugares tão antigos remete a uma sensação de transposição do tempo. Sentir a energia nessas localidades que existem há séculos nos faz parar e imaginar como era a vida das pessoas naquele lugar. Confira a lista que preparamos das cidades mais antigas e turisticamente interessantes para visitar no Brasil e no mundo.1. Cananeia - SP
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa, a 265 km de São Paulo, ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.
Hoje, como destino litorâneo, Cananeia atrai visitantes interessados em dias de descanso junto ao mar ou, então, aventureiros que preferem as trilhas e as cachoeiras do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, bastante próximo.
Alguns historiadores apontam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil; no entanto, para fins oficiais, São Vicente, também no estado de São Paulo, fundada em 1532, é considerada a primeira cidade brasileira.
2. Vila Velha - ES
Os 32 km de litoral já seriam motivos suficientes para visitar esse destino capixaba. No entanto, Vila Velha, fundada em 1535, também abriga uma boa diversidade de construções históricas, como a charmosa Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Convento Nossa Senhora da Penha, um dos principais cartões-postais do Espírito Santo.
E é justamente um evento relacionado a essa santa que anualmente coloca Vila Velha em destaque – a Festa da Penha, que é o terceiro maior evento religioso do Brasil.
3. Olinda - PE
Declarada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, está a apenas 7 km do Recife, a capital pernambucana. Olinda, que foi fundada em 1535, é considerada uma das cidades coloniais mais bem preservadas do Brasil.
O centro histórico, a Basílica de São Pedro, o Elevador Panorâmico, a Igreja da Sé do Salvador, o Convento de São Francisco, a Praça do Carmo e as igrejas N. S. do Rosário dos Homens Pretos de Olinda e da Misericórdia integram o panorama histórico imperdível que deve ser visitado.
E não se pode esquecer ainda do famoso Carnaval de Olinda, umas das festas de rua mais populares do Brasil.
4. Salvador - BA
Fundada em 1549 já como a primeira capital do Brasil Colônia, a capital da Bahia conserva a arquitetura colonial portuguesa no mundialmente famoso Pelourinho, onde é possível apreciar monumentos históricos que datam do século 17 ao século 20.
As ruas memoráveis de casas coloridas e igrejas antigas integram o centro histórico de Salvador, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985.
No panorama da cidade, são imperdíveis a visita a Igreja e Convento de São Francisco e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, além, é claro, da praia do Farol da Barra.
5. São Paulo - SP
A maior cidade do Brasil e da América do Sul começou com um colégio de jesuítas para catequizar os índios, funcionando em um barracão no alto de uma colina nos idos de 1554. Para visitar essa região que marca a fundação de São Paulo, você deve ir ao Pátio do Colégio, um antiquíssimo complexo localizado bem no centro da metrópole, um local que reúne e preserva construções do período colonial português.
Outros pontos compreendidos pelo chamado Triângulo Histórico, que têm a maior concentração de história por metro quadrado de São Paulo, rememoram o começo da cidade. São eles: Praça da Sé e os largos São Bento e São Francisco.
6. Biblos - Líbano
Há registros da existência desta cidade desde o ano 5000 a.C. Naturalmente, com tanto tempo de vida, Biblos pertenceu a diversos povos e é considerada a cidade continuamente habitada mais antiga na história.
Localizada a 42 km de Beirute, capital do Líbano, Biblos abriga o Castelo dos Cruzados, que revela o peso da história por meio de suas imponentes ruínas. Outro ponto de interesse é a Old Souk, uma das ruas mais antigas do mundo, onde é possível passear por um mercado a céu aberto.
7. Xian - China
Cidade da China com 3100 anos de história, tendo sido a capital do país por várias dinastias, presenteia os visitantes com os impressionantes guerreiros de Terracota do primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang.
A coleção de esculturas, impressionante representação dos exércitos do imperador, é uma espécie de arte funerária que foi enterrada com ele supostamente para sua proteção, após sua a morte em 210-209 a.C. Só para visitar os guerreiros já vale a viagem a Xian.
8. Gaziantep - Turquia
Sexta maior cidade da Turquia, é uma das mais antigas regiões que seguem habitadas desde quando foi fundada, em torno de 1000 a.C. As ruínas da antiga cidade encontram-se na vila de Dülük, situada a cerca de 10 km ao norte do centro urbano moderno. Outra atração que encanta os visitantes é o Museu de Mosaicos Zeugma.
9. Plovdiv - Bulgária
Uma das cidades mais antigas da Europa, povoada desde 5.000 a.C, quem diria, fica na pouco visitada Bulgária. Com o nome de Eumolpia, Plovdiv foi conquistada pelo rei Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre, o Grande, no ano 342 a.C.
Hoje tem como destaque um centro histórico e o Teatro Romano. Um olho no passado, outro no futuro: em 2019, Plovdiv será a Capital Europeia da Cultura.
10. Argos - Grécia
Foto: Greece.com
Registros apontam a fundação de Argos no período entre 3200 e 3000 a.C, habitada ainda em torno de 5.000 a.C, o que a torna a cidade mais antiga da Grécia (o que não é pouca coisa), e provavelmente da Europa.
Importante na Antiguidade, hoje é menos expressiva, com cerca de 30 mil habitantes. Mas não sem atrações: viajantes geralmente param na cidade para conhecer suas variadas vinícolas e degustar seus excelentes vinhos.
Fonte: http://www.skyscanner.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário