Highlands escocesas: 4 rotas cênicas
O melhor é que, em boa parte dessas rotas cênicas nas Highlands escocesas, existem lugares para parar o carro (não necessariamente estacionamentos, mas uma espécie de ‘alargamento’ mesmo, uma coisa meio improvisada), então dá pra apreciar com calma, sem aquela nóia de ter que prestar atenção na estrada ao mesmo tempo que olha a paisagem.
Dicas para dirigir nas Highlands escocesas:
- Não se esqueça de na Escócia você dirige na mão inglesa! Ou seja, não apenas o motorista senta do lado contrário (e com a marca a sua esquerda) mas também você fica ‘do lado errado’ na estrada, sempre na esquerda. Isso pode ficar um pouco confuso quando não tem nenhum carro na sua frente.
- Mesmo as estradas principais e movimentadas nas Highlands escocesas tem seções estreitas de mão dupla. Vá devagar e assim que você avistar um carro vindo do outro lado, diminua a velocidade. Geralmente existem pontos de ultrapassagem ao longo dessas seções estreitas, então quem estiver mais perto de um desses pontos tem que parar e deixar o outro passar.
- Cuidado com os animais! Bois, vacas e carneiros pastam livremente em campos na beira da estrada
- Não é porque você está em um lugar maravilhoso e tranquilo que vai baixar a guarda. Não deixe nada de valor dentro do carro quando estacionar para ir fazer alguma trilha. Essa região é muito visitada por turistas, e consequentemente, visada. Não se iluda, crimes acontecem nos lugares mais remotos do mundo.
- Não se esqueça do GPS, mas também tenha um mapa tradicional da região, impresso, em mãos. Eu recomendo os mapas da Ordnance Survey, que estão a venda online e também em livrarias por todo o Reino Unido. É possível comprar mapa de regiões específicas, como as Highlands escocesas
- Leve dinheiro (notas e moedas). Pequenos cafés e restaurantes em vilarejos na beira da estrada podem não aceitar cartão. E em alguns lugares é preciso pagar para usar banheiro.
A82: de Glasgow a Inverness
Essa estrada costuma aparecer em 9 entre 10 listas do tipo ‘as estradas mais lindas do mundo’. Pra quem vai dirigindo desde a Inglaterra até as Highlands escocesas, vai passar por ela. A A82 começa em Glasgow, beira o famoso Loch Lomond, dá acesso ao Glen Coe, passa ao lado de montanhas (como o Ben Nevis) e cidades (como Fort William) e vai até Inverness (passando pelo Lago Ness!). Ela tem no total 268.8 km.A861: beirando Lochs e vilarejos
Essa rodovia é circular e vai passando por vários vilarejos e lagos. Ela tem 110km no total, mas seu começo e fim estão a apenas 23 km de distância! Nós decidimos fazer seu contorno depois de passarmos pelo Viaduto de Glenfinnan, já que o começo/fim é logo ali.B863: contorno do Loch Leven
Essa é uma rota curta (25.6km), que dá pra fazer no mesmo dia de algum outro passeio (como a estrada a seguir, a C1162). Ela contorna o Loch Leven, e começa no vilarejo de Glencoe (aliás, antes de fazer a roadtrip na B863, recomendo parar o carro no estacionamento logo na entrada do vilarejo e tomar um café da manhã no Glencoe Cafe).Você terá uma vista linda não apenas do lago mas também das montanhas da região. Pare em todo oportunidade que tiver!
C1162: Glen Nevis
A C1162 tem apenas 10.5km e é conhecida como ‘Glen Nevis Road’, pois ela passa pelo vale ao lado do Ben Nevis e vai margeando o Rio Nevis. Ela é uma ‘estrada sem saída’ e termina num estacionamento (começa em Fort William). Portanto, você volta exatamente pelo mesmo caminho. Pra quem vai subir o Ben Nevis pela Mountain Track (como nós fizemos), é nela que fica o estacionamento. Então, é só seguir em frente, muito fácil.Fonte: http://www.aprendizdeviajante.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário