sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Cusco - Peru

Cusco - Peru 


 
A Igreja da Companhia de Jesus, na Plaza de Armas, começou a ser erguida em 1571 sobre um palácio inca (Crédito: Thinkstock)

A maior parte dos turistas passa por Cusco para embarcar no trem até o Santuário de Machu Picchu, um dos caminhos mais utilizados para curtir a paisagem. De lá também partem ônibus e voos até importantes cidades peruanas, como Lima e Puno. Mas atravessar Cusco sem aproveitar o visual dos Andes e a arquitetura local é como fazer uma viagem pela metade. Antiga capital do império inca no Peru e dona de referências espanholas na cultura, a cidade tem centro histórico encantador e muitas atrações que valem a estadia por alguns dias – para se acostumar com a altitude é indicado ficar ao menos dois dias em Cusco antes de seguir até Machu Picchu. Durante este período, aproveite para visitar o bairro San Blas e não deixe de passear pelas charmosas ruas de pedra, museus, restaurantes, praças e mercados populares.
As temperaturas ficam mais baixas do que no Brasil durante o ano todo. As máximas chegam a 20⁰C, mesmo no verão, e o inverno é seco, com mínima entre dez e zero graus. Se o objetivo é seguir para Machu Picchu, evite a época das chuvas, de dezembro a fevereiro.
As tradições peruanas rendem várias celebrações. O Carnaval e a Semana Santa são similares ao Brasil. Já o festival Inti Raymi (junho), de origem inca, tem encenações em homenagem ao Deus Sol.

Fotos

A Plaza de Armas, o bairro San Blas e as igrejas seculares estão entre as principais atrações da cidade. Curta a arquitetura única, aproveite cada canto com vista espetacular e registre muitas fotos. Confira já o que fazer em Cusco!

Pontos turísticos

A mistura de referências incas e da colonização espanhola na arquitetura, na gastronomia e na cultura de Cusco rende atrações cheias de personalidade. O Templo do Sol, a Plaza de Armas, a Catedral de Cusco e o Museo Inka valem a visita, mas há muitas outras opções inesquecíveis.
Crédito: Thinkstock

Plaza de Armas

A Plaza de Armas é uma das referências para se achar na cidade, além de ser ótima opção para registrar fotos, observar o movimento de pedestres e curtir o charme dos arcos de pedra e dos edifícios que datam da época da colonização espanhola.  Entre os destaques está a igreja Companhia de Jesus, reconstruída em 1688 em estilo barroco, onde há um altar coberto de ouro.
ENDEREÇO: entre Portal de Panes, Portal de Carnes, Portal de Belen y Portal de Comercio | Centro histórico
Crédito: Thinkstock

Catedral de Cusco

Construída em 1559, a Catedral de Cusco, também chamada de La Catedral, tem fama de ser a mais imponente da Plaza de Armas, localizada no coração do centro histórico. A basílica surpreende os visitantes pela grandiosidade da construção e pelos detalhes. O interior é repleto de esculturas, objetos de ouro e prata, além de obras de arte colonial. A catedral abriga 12 capelas e os edifícios das igrejas do Triunfo e a de Jesus Maria.
ENDEREÇO: Plaza de Armas | Centro histórico
Crédito: Thinkstock

Templo do Sol (Qoricancha)

As ruínas do templo Qoricancha, onde os incas veneravam o Deus Sol, fazem parte do Convento de Santo Domingo. Aproveite para conhecer a arquitetura do espaço e sua área verde, além de observar a interessante sobreposição de pedras, que despertam a curiosidade por conta do encaixe perfeito.
ENDEREÇO: Santo Domingo, s/n
Crédito: Thinkstock

Sítio arqueológico Sacsayhuaman

Se tiver dois dias ou mais de viagem, explore os sítios arqueológicos dos arredores. O complexo de Sacsayhuaman fica a cerca de 20 minutos de carro de Cusco. Lá você conhece as pedras gigantes que formam a Fortaleza de Sacsayhuaman, construção supostamente erguida no século 15 com o objetivo de ser o local dedicado a vários deuses incas, como o deus do sol, da lua e das estrelas.
ENDEREÇO: Sacsayhuaman | Peru
Crédito: Reprodução/moseumachupicchu.com

Cultura inca

Saiba mais sobre um dos principais sítios arqueológicos do Peru ao passar pelo Museo Casa Concha, com obras que preservam a história de Machu Picchu desde a sua descoberta. O Museo Inka é outra opção interessante, com acervo que conta a história e explora a cultura pré-colombiana a partir de múmias, cerâmicas e outros objetos históricos.
Crédito: Reprodução/drc-cusco.gob.pe

Museo Histórico Regional

No Museu Histórico Regional dá para aprender mais sobre a história peruana e a influência cultural de incas, pukaras e outros povos. Os ambientes do museu são separados por ordem cronológica. Há vários objetos pré-colombianos e da época da colonização espanhola, como fósseis, múmias Nazca, pinturas, esculturas e até uma coleção de arte contemporânea.
ENDEREÇO: Calle Garcilaso y Heladeros | Centro histórico
Crédito: Reprodução/chocomuseo-com

Choco Museo

Entre os museus e acervos que rendem bons passeios está o Choco Museo, (o Peru é um dos principais produtores de cacau do mundo) ideal para saber mais sobre chocolate e participar de workshops e provar um típico chocolate peruano – mais amargo que o nosso.
ENDEREÇO: Calle Garcilaso, 210, 2º andar
Crédito: Thinkstock

Machu Picchu

Para chegar ao ponto turístico mais famoso da região o melhor éir de trem até a estação Águas Calientes (duração de 3h). O trem do tipo Vistadome, com vagões de vista panorâmica, revela paisagens incríveis dos Andes e de todo o verde que há pelo caminho, mas há outros trens com que variam de preço e conforto.

Bairro San Blas

A partir da Plaza de Armas, em poucos minutos você estará nas ruas de San Blas. A vizinhança é repleta de fachadas em estilo colonial e faz tanto sucesso entre os turistas que ganhou fama de ser a região mais charmosa de Cusco. Por ali não faltam opções de cafés, bares e feirinhas de artesanato. Um dos pontos mais conhecidos do bairro é a Plaza San Blas, onde o Templo de San Blas domina a paisagem. A igreja data do século 16 e vale a visita para ver de perto o púlpito esculpido em madeira e o altar banhado a ouro.

Mercado Central de San Pedro

Lugar certo para encontrar produtos típicos, o Mercado de San Pedro fica a poucos minutos da Plaza de Armas. Por lá, além dos artigos de vestuário e acessórios coloridos bem característicos do Peru, há itens que os próprios moradores consomem, o que faz da visita experiência única e autêntica. As barracas com variedade de roupas, milhos, sucos e sopas são os grandes destaques.
ENDEREÇO: Cascaparo, s/n

Fonte: www.cvc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça alguém que curta viajar como você