quinta-feira, 28 de abril de 2016

Pantanal - Brasil

Com bela natureza, Pantanal recebe turistas do mundo todo


O Centro-Oeste do Brasil abriga uma das maiores planícies alagadas do mundo, com 150 mil quilômetros quadrados de área: o Pantanal. A região compreende as cidades de Poconé, Cáceres, Barão de Melgaço (todas no Pantanal Norte), Aquidauana, Miranda, Corumbá e Porto Murtinho (estas, no Pantanal Sul). Aqui existem cerca de 2.000 espécies de plantas e mais de 1.000 espécies de animais, diversidade que atrai milhares de turistas estrangeiros. Para conhecer esse paraíso natural, várias atividades estão disponíveis, como safáris fotográficos, passeios a cavalo e barco, observação animal, entre outras. Pela localização geográfica do Pantanal e suas atrações, a maioria das pousadas e hotéis oferece refeições e passeios à sua escolha. Prepare seu repelente, roupas leves, um bom calçado e descubra a natureza do Pantanal!
Quando ir
Nas cheias, de fevereiro a maio (norte) e de maio a julho (sul), a vegetação é mais verde, a fauna está menos visível, muitas estradas alagam e há mais mosquitos. Nas secas, entre julho e setembro, a flora não é tão vistosa, muitos animais estão visíveis, as estradas têm fácil acesso e há menos mosquitos.
Curiosidades
Como 80% da região fica alagada nas cheias, os primeiros europeus a explora-la pensaram que o Pantanal fosse um mar interno ou lagoa.
 

Fotos

Seja para qual for o lado que você olhar, o Pantanal está repleto de vida animal e vegetal. Garanta sua viagem e encante-se com as centenas de espécies de mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis que habitam o local.
Passeio pela Transpantaneira é uma das formas de ter um primeiro contato geral com a natureza do Pantanal

Principais atrações

As atividades no Pantanal são todas voltadas à natureza. Se você gosta de aventura ou passeios mais calmos, certamente vai encontrar um que é a sua cara. Confira algumas opções:
Crédito: Thinkstock

Ecoturismo

Tanto no Pantanal Sul quanto no Pantanal Norte, você possui diferentes opções de passeios para se aproximar da natureza local. Observação de aves, tours a cavalo, passeios de chalana, trem e barco, canoagem, safári (diurno e noturno), workshops de astronomia e caminhadas permitem a você viver o dia a dia dos pantaneiros, conhecendo as belezas da fauna e flora. A região abriga a maior concentração do mundo de onças-pintadas, o maior felino das Américas e o mais procurado durante as observações.
Crédito: Thinkstock

Transpantaneira

Ao redor desta estrada de terra com 147 quilômetros de extensão, entre Poconé e a região de Porto Jofre, no Pantanal Norte, é possível observar diferentes espécies de aves sobrevoando a região. Capivaras, jacarés, veados e onças podem ser vistos nas áreas alagadas ao redor, ou mesmo cruzando a estrada. Se fizer o trajeto sem guia, viaje entre junho e outubro, no período da seca – e cuidado ao atravessar as pontes de madeira. Nas cheias, até mesmo um jipe 4x4 pode ter dificuldade no caminho.
Crédito: Thinkstock

Pesca

A lei só permite a pesca na região entre março e outubro, devido à piracema, a época de desova dos peixes. Ainda assim, os amantes da pesca são um dos que mais visitam a região. Mais de 200 espécies de peixes podem ser encontradas ali, em centenas de rios e afluentes. Corumbá e Porto Murtinho são os destinos mais procurados no Pantanal Sul para a prática, enquanto no Pantanal Norte, a vez é de Poconé e Cáceres. Aliás, o maior torneio de pesca motorizada do mundo, o Festival Internacional de Pesca, acontece em Cáceres.
Crédito: Thinkstock

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Dedicado a proteger a vida natural do bioma pantaneiro, incluindo espécies de animais ameaçadas, o parque tem área com mais de 135 mil hectares, onde você pode observar diferentes mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e aves em seus ninhais. Pesca (mesmo esportiva), caça e focagem noturna de jacarés são práticas proibidas no local. Para visitar o parque é necessário solicitar autorização à administração do local com antecedência. A entrada é em Porto Jofre, cidade de Poconé, no Pantanal Norte.
Crédito: Reprodução / serraverdeexpress.com.br

Trem do Pantanal

Quem quiser mais praticidade e conforto para observar a fauna e flora do Pantanal Sul, pode tomar esse trem turístico que percorre mais de 200 quilômetros entre Campo Grande, Aquidauana e Miranda, passando por paisagens do cerrado e do pantanal, entre formações rochosas, rios, cachoeiras, pastagens e algumas construções antigas. O passeio ainda tem histórias contadas pelos guias, ao longo do trajeto. Atente-se aos dias e horários de saída e retorno do trem.

Fonte: http://www.cvc.com.br/destinos/brasil/pantanal.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça alguém que curta viajar como você