segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Prado, Bahia

Praias calmas e falésias

Situada a cerca de duas horas de Porto Seguro, a pequena cidade de Prado possui 84 quilômetros de praias tranquilas, praticamente desertas, além de falésias com 30 metros de altura localizadas na faixa de areia conhecida como praia da Paixão, de onde os mais aventureiros fazem voos de parapente. Outra praia muito famosa é Cumuruxatiba, da qual partem passeios de barco para avistar baleias jubarte que, nos meses de junho a novembro, aparecem na costa baiana. No centro desta cidade podem ser vistas casas coloridas, casarões antigos e ruas de pedra. A Igreja Matriz pintada de branco e azul no centro da praça principal é ponto de encontro dos moradores.
A cidade tem clima quente e tropical durante o ano todo, além oferecer atrações como festas e eventos regionais. 
Os moradores de Prado garantem que foi ali que Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez em solo brasileiro. Em dias claros, é possível avistar o Monte Pascoal, possivelmente do mesmo ângulo que os portugueses descrevem na carta de Pero Vaz de Caminha.
As praias de águas calmas são a grande atração de Prado. Não deixe de visitar a Ponta do Corumbau, a última praia em direção ao norte do Estado e uma das mais belas da região. Os passeios de barco pelo rio Jucuruçu até o encontro com o mar também são atrações interessantes.

 

 

Principais atrações

Além de praias belíssimas, como Cumuruxatiba e Novo Prado, desvende com os pacotes para Prado lugares como a Ponta do Corumbau, passeie de barco pelo rio Jucuruçu e faça mergulhos em Abrolhos, onde poderá ainda avistar baleias jubarte, que visitam a costa baiana de junho a novembro.
 
Crédito: Thinkstock

Praias

A beleza das praias com águas claras e calmas dão a sensação de paraíso tropical. Conheça a Barra do Cahy, de onde você poderá avistar o Monte Pascoal; Cumuruxatiba, também chamada de "Cumuru"; a badalada Novo Prado; além das praias da Paixão e de Tororão, com falésias avermelhadas.
 
Crédito: Thinkstock

Abrolhos

O arquipélago, localizado a 70 quilômetros da costa da cidade de Caravelas, abriga um conjunto de cinco ilhas, mas apenas uma pode ser visitada pelos turistas. O santuário marinho é uma das regiões preferidas de reprodução das baleias jubarte, que ficam na costa brasileira de junho a novembro. Os recifes de corais são objetos de pesquisa pela variedade de espécies que abrigam. Abrolhos é conhecida como a segunda melhor região de água salgada para a prática do mergulho no Brasil, onde é possível descer até 20 metros de profundidade.

Ponta do Corumbau

O passeio de barco dura cerca de duas horas e vai de Cumuruxatiba até a paradisíaca Ponta do Corumbau, última praia do município de Prado em direção ao Norte da Bahia e também uma das mais bonitas daquela região.

Rio Jucuruçu

O passeio pelo rio pode ser feito de escuna, lancha ou barco. É uma alternativa quando as condições marítimas e o vento não permitem passeios pelos recifes de corais e ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. O barco segue em direção ao encontro do rio com o mar e, na volta, passa pelo mangue vermelho. 

Beco das Garrafas

O charmoso conjunto de ruas de pedra é palco da boemia da cidade. Ali ficam muitos barzinhos e restaurantes. Alguns contam ainda com música ao vivo para animar a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça alguém que curta viajar como você