terça-feira, 29 de novembro de 2016

A ‘Rota dos Contos de Fadas’ na Alemanha, confira

Está tudo lá como em um autêntico conto de fadas: pequenas estradas que levam a castelos medievais, florestas que rodeiam povoados minúsculos e até príncipes que recepcionam hóspedes recém-chegados.

A ‘Rota dos Contos de Fadas’ é considerado um dos trajetos mais antigos da Alemanha e tem 600 quilômetros de extensão, entre Hanau, a trinta minutos de trem de Frankfurt, e Bremen, no norte do país.

foto: Eduardo Vessoni

Nesta viagem independente, o visitante passa por cidades e pequenos povoados relacionados com a biografia e com os famosos contos dos Irmãos Grimm, autores de clássicos literários do início do século 19.

Baseados em relatos orais que foram coletados em setores isolados da Alemanha, esses contos deram vida a histórias que todos conhecem e que fazem parte dessa viagem temática, como Rapunzel, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e o Flautista de Hamelin (só para citar alguns dos personagens que devem cruzar seu caminho).

Confira detalhes das atrações da ‘Rota dos Contos de Fadas’, na Alemanha:

CIDADE DOS IRMÃOS GRIMM
(Hanau)

foto: Eduardo Vessoni

Início do roteiro, Hanau é a cidade natal de Jacob e Wilhelm Grimm e abriga o Monumento Nacional em homenagem aos Grimm, marco zero do roteiro, na Neustädt Marketplace.

Outro endereço dedicado aos Grimm é o Philippsruhe Castle, castelo barroco em estilo rococó e interior revestido com paredes de carvalho talhado, erguido no início do século 18, onde o Museu Histórico de Hanau tem uma sala dedicada aos escritores.

MUSEU DOS GRIMM
(Steinau)

foto: Divulgação

Localizada a 60 km de Hanau, a medieval Steinau é endereço da Amtshaus, sobrado de 1512, erguido em estilo enxaimel, onde Jacob e Wilhelm passaram parte da infância, entre 1791 e 1796.

A casa abriga o Museu dos Irmãos Grimm, um espaço com salas interativas e mais de 200 manuscritos, exemplares de suas obras – consideradas as mais difundidas em todo o mundo após a Bíblia – e atividades interativas que incluem contação de histórias em iPods instalados em coroas de reis e miniaturas que reproduzem passagens de alguns de seus contos.

Pelas ruas estreitas de Steinau é possível também participar de um tour histórico conduzido por atores fantasiados com figurinos de personagens dos contos de fadas, como o feiticeiro do Gatos de Botas (Brüder-Grimm-Straße, 70).

NOS PASSOS DOS GRIMM
(Marburg)


foto: Eduardo Vessoni

Os Irmãos Grimm estudaram Direito na universitária Marburg, cidade que pode ser explorada em um roteiro a pé autoguiado, conhecido como Grimm Path.

A proposta é passar por 15 pontos com pinturas e esculturas relacionadas aos contos dos Grimm, como a Cinderela e os Sete Anões, e com informações disponíveis em Código QR.


foto: Divulgação

CHAPEUZINHO VERMELHO
(Schwalmstadt)

Schwalmstadt é considerada a cidade original da história da garotinha de capuz vermelho que leva comida para a sua avó.

Com arquitetura toda em madeira, o destino abriga também o Schwalm Regional Museum, espaço de exposições dos típicos trajes vermelhos que teriam inspirado o figurino de Chapeuzinho Vermelho.

CIDADE DA BRANCA DE NEVE
(Baden Wildungen)

Localizada ao norte do estado de Hesse, essa pequena cidade é um destino de águas termais e abriga a famosa casa da Branca de Neve e dos Sete Anões, com direito a anões de jardim e suas sete camas.

Dizem que foi na região que envenenaram a princesa Margarethe von Waldeck, inspiração para a famosa história de Branca de Neve. O destino conta com a antiga mina extratora de cobre Besucherbergwerk Bertsch, de onde os Grimm teriam se inspirado para a criação dos sete anões.

CASTELO DA RAPUNZEL
(Trendelburg/Kessel)

O Hotel Burg Sababurg funciona em um castelo do século 14, no Vale Diemel, construído por Konrad III. Segundo relatos dos Irmãos Grimm, a construção teria sido a residência da famosa moça que jogava seus longos cabelos loiros.

De longe já dá para avistar a torre alta de pedras por onde desliza uma trança dourada com um laço vermelho na ponta. E, ao cruzar a ponte de acesso, os hóspedes são recebidos com a reverência de um príncipe de capa verde.


foto: Eduardo Vessoni

Este hotel boutique permite aos hóspedes visitar a verdadeira torre da Rapunzel, de onde se tem vista panorâmica da floresta que recorta povoados minúsculos e, aos domingos, recebe em pessoa a anfitriã de cabelos longos.

ATRÁS DO ENCANTADOR DE RATOS
(Hameln)

Localizada na Baixa Saxônia, Hameln é a cidade do famoso Flautista de Hamelin.

Entre os destaques do destino estão o tour guiado pelo anfitrião mais conhecido, um passeio com uma hora de duração pelas construções medievais da cidade, e o Hamelin Museum, onde uma das salas é dedicada à história do encantador de ratos.

CASTELO DA BELA ADORMECIDA

foto: Divulgação

A apenas cinco quilômetros de Trendelburg, o viajante pode se hospedar em uma construção de 1334 que teria inspirado a história da Bela Adormecida. Desde o final do século 19, o local é citado como a residência oficial da jovem amaldiçoada pelo sonho eterno.

Localizado na floresta de carvalhos de Reinhardswald, o castelo recebe hóspedes com jantares, ao som de violino tocado ao vivo, acompanhados pela Bela Adormecida e seu príncipe.

DICA:
  • A viagem é longa e exige planejamento. Procure começar seu roteiro pelo sul, onde fica Frankfurt, uma das poucas cidades alemãs que contam com voos diretos do Brasil.

  • Faça seu roteiro por cidades relacionadas com os personagens que mais lhe interesse e não hesite em deixar destinos para uma segunda visita à região. Lembre-se que o turismo nos destinos do roteiro não gira em torno de personagens de contos e oferecem outras atrações que também merecem ser visitadas.

  • Estar com veículo próprio é fundamental, uma vez que nem todas as atrações podem ser visitadas com transporte público.

  • Tenha em conta que estabelecimentos como hotéis e atrações nem sempre contam com funcionários que falam inglês, bem como sites ou material publicitário em língua estrangeira. Por isso a regra por ali é planejamento e paciência.

  • A ‘Rota dos Contos de Fadas’ fica na Alemanha e não na Disney. Não espere castelos coloridos, nem personagens com cara de desenho animado. Este é um roteiro clássico por cidades medievais e com personagens que nem sempre remetem aos que estamos acostumados a ver em histórias “disneyficadas”.

sábado, 26 de novembro de 2016

Arte de rua em São Paulo, vale a pena conhecer

Onde visitar as principais obras de street art de São Paulo


ARTE DE RUA EM SP

São Paulo é uma cidade que concentra todos os tipos de arte. A diversidade de expressões artísitcas se intensificou e não se pode definir mais um único lugar para a arte. A arte de São Paulo vai muito além dos museus fechados, das pinturas emolduradas e esculturas protegidas das intervenções humanas. Hoje, a arte está em todo lugar e todos podem ser artistas – essa é a premissa da arte de rua. Vamos te levar por um roteiro pela street art da capital paulista:

ARTE DE RUA EM SP

O bom de viajar é ser mais que expectador: é fazer parte da arte da cidade.


ARTE DE RUA EM SP

Museu Aberto de Arte Urbana: nossa primeira dica é o maior museu aberto de arte urbana da América Latina. As obras estão localizadas nas trinta e três colunas do metrô da Avenida Cruzeiro do Sul. Ao todo, mais de cinquenta artistas colaboraram nas obras, sob curadoria de Chvitz e Binho Ribeiro. A criação do museu foi muito além do spray: foram realizadas atividades educativas com a comunidade local. O museu expõe obras de artistas como Ricardo AKN, Minhau e Zezão.

Em abril de 2011, artistas foram detidos enquanto cobriam o cinza dos pilares deste local. No final do mesmo ano, com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura e do Metrô, as colunas entre as estações Tietê e Santana exibem graffitis que seduzem e impressionam aqueles que passam pela região.
São 66 painéis criados por mais de 50 artistas. Vale a pena conferir de perto, enquanto isso, aqui fica o registro de Paulo Taman.

Onde: Avenida Cruzeiro do Sul, entre as estações Portuguesa, Tietê e Santana.

 










segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Nada melhor que viajar para um lugar calmo e muito verde!!!

Final de ano chegando, é momento de começar a pensar nas férias. Na hora de planejar a viagem todos ficam em dúvidas sobre o destino ideal para aproveitar os momentos de descanso. Para fugir de toda a confusão dos centros urbanos, nada melhor do que optar por um lugar calmo, sereno e bastante verde! Isso mesmo, verde! Os destinos repletos de belezas naturais e cercados por fauna e flora exuberantes estão sendo muito apreciados.
De acordo com Gelma Reis, diretor da Ética Ambiental, empresa de consultoria ambiental, os destinos verdes andam sendo bastante procurados por criarem um clima mais intimista e relaxante na viagem: “É a escolha certa para quem deseja descansar e se livrar da correria dos centros urbanos e vivenciar uma experiência totalmente diferente, mais ligado à terra, ao verde, à natureza como um todo”, garante Gelma.

Destinos com muito verde no Brasil

O Brasil é um dos melhores países para quem deseja aproveitar paisagens naturais. Separamos 4 lugares para facilitar sua vida e ajudar no momento de escolher o destino da viagem.

1 – Serra Gaúcha

Bastante romântica, a serra gaúcha cria o clima ideal para os casais apaixonados, com fondue, vinho, friozinho e chocolate quente.
Para os que apreciam passeios românticos, os pedalinhos do Lago Negro são a escolha certa.

serra-gaucha

2 – Monte Verde

A maioria das pousadas da pequena Monte Verde (MG) investem em quartos com hidromassagem, lareira e até sessão de ofurô. Vale a pena aproveitar!

monte-verde

3 – Porto de Galinhas

Na região de Muro Alto, em Porto de Galinhas (PE), estão os maiores resorts e hotéis de luxo. O lugar também conta com um arrecife que cria uma magnífica piscina natural.

porto-de-galinhas

4 – Natal

Para os mais aventureiros, Natal é ideal porque dá para passear de bugue, fazer esquibunda nas dunas e até tirolesa nas Lagoas mais conhecidas de lá. Tudo em um cenário natural inesquecível!

natal

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Viajar faz bem para a vida e para a alma

Trabalho, trânsito, rotina, só de pensar em todas as obrigações diárias, muitas pessoas se sentem desestimuladas e cansadas. Pensando nisso, a nossa dica de hoje é sobre viagens. E se você é do tipo que diz que com tantas obrigações não te sobra tempo para viajar, repense seus conceitos.
O hábito de viajar oferece muitos benefícios para vida. Existem aqueles que pensam em viagens para relaxar, mas não é só esse o ganho que você acrescenta à sua vida. Viajar pode fazer muito bem em outras áreas também. Confira a seguir:

viajar-faz-bem

Amor

Viajar faz bem para o amor. Pesquisas indicam que 50% das pessoas dizem se sentirem mais reconectadas com suas famílias depois de viajarem juntos. Por isso é muito comum conhecer casais que adoram viajar juntos e conhecer destinos românticos.
Newton Mendonça, fundador de uma casa de câmbio no Rio de Janeiro, diz que muitos casais que visitam à sua loja optam por viagens ao exterior para lua-de-mel. Entre as cidades mais românticas do mundo estão Paris, Londres, Nova York, Sidney e Roma.

Carreira

Sim, viajar faz muito bem para a sua carreira. Então se você diz que o trabalho não te deixa sobrar tempo para novas experiências, pense que com as viagens você pode aprimorar suas experiências profissionais e vivenciar situações totalmente novas e empolgantes.
Quando você viaja com fins profissionais, sua comunicação melhora, sua capacidade de trabalhar em equipe é potencializada, você também amplia seu potencial de planejamento e adaptação. Mesmo que seja para um curso ou intercâmbio, aposte em uma viagem e desfrute de tudo que essa experiência pode somar à sua vida profissional.

Saúde

São muito os benefícios à saúde que uma viagem pode te proporcionar. Entre eles estão: Dormir melhor, Redução do hormônio do estresse, controle da pressão, fortificação do sistema imunológico e aumento da expectativa de vida.
E claro, viajar nos dá aquela sensação única de felicidade. Por isso não resta dúvida que melhora a nossa saúde. Conhecer um lugar novo, ou revisitar lugares que nos fizeram bem e nos trazem boas lembranças, enche o nosso coração de alegria.
E se viajar faz bem em tantos aspectos da vida, planeje essa experiência e permita-se viver melhor e mais feliz!

Resultado de imagem para viajar

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Um roteiro para a paz interior

Monastérios tibetanos


Um período fora da rotina pode significar um espaço de tempo excelente para o autoconhecimento e o descanso. Quando se fala em bem-estar o ato de viajar é sempre lembrado. Uma viagem é sinônimo de folga, relaxamento e, de acordo com o roteiro, é possível até alimentar a alma.

O Tibete guarda as tradições dos monges tibetanos, homens dedicados às suas crenças que percorrem distâncias a fim de firmar a sabedoria. Em várias partes do Tibete há monastérios, em locais longínquos, construídos no isolamento das montanhas, em um cenário de paz e próximo à natureza.

É possível visitar esses pontos e, além de usufruir da cultura local, conhecer mais de perto as tradições milenares dos dalai-lamas ao longo dos anos.

Desde 1950 o Tibete passou a ser uma província da República Popular da China. Há pontos modernos, resultados da invasão chinesa, mas mesmo assim, é possível ver e admirar a cultura do povo local.


O Palácio Potala em Lhasa


Lhasa é a capital do Tibete e é lá que está o Palácio Potala. Local obrigatória de visitação, Potala foi o endereço principal de moradia dos Dalai Lamas, desde que o 5º Dalai o escolheu como residência.



O palácio foi construído no século VII. Para os seguidores do budismo uma visita a esse local é uma

forma de fortalecer a alma, observar o ambiente de meditação e oração dos monges e viver uma experiência que permite uma troca rica para cada indivíduo.

Como o Tibete é conhecido como o “teto do mundo”, por ser localizado na região mais alta do planeta, o Palácio Potala, por exemplo, fica a 3.700 m acima do nível do mar. Por isso a visão sobre a cidade é bela, nenhum viajante sai de lá sem uma forte lembrança na alma.


Ganden Monastery


Considerado local sagrado e de peregrinação, o monastério fica isolado entre montanhas do Tibete. Foi construído em 1409 sob a supervisão de Zongkapa. São várias construções espalhadas em uma área de 150 mil m². Fica no topo da montanha Wangbur, a 60 km de Lhasa. Acredita-se que no Ganden vive Maitreya, considerado o próximo buda, que renovará o ciclo de Siddhartha Gautama.



É constituído de vários blocos, cada um com funções, de aprendizado budista, ensino e meditação, é chamado de “a grande árvore” da universidade dos monastérios. É possível caminhar ao redor das construções e algumas partes são abertas à visitação. Se o turista tiver sorte pode presenciar alguma cerimônia budista, com seus cantos e orações em voz alta.

O melhor de uma viagem é a troca de experiência, algo de cada local trazemos dentro de nós e deixamos algo de nós em cada lugar por onde passamos.

Artigo e imagens de Roberta Clarissa Leite

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Portmeirion, no País de Gales

Portmeirion, no País de Gales

Tim Richmond Photography / portmeirion-village.com

Tim Richmond Photography / portmeirion-village.com
 
Tim Richmond Photography / portmeirion-village.com

Tim Richmond Photography / portmeirion-village.com
 
Se você está por dentro do cultuado seriado dos anos 60 The Prisioner, então você provavelmente conhece este lugar como “A Vila”. Se não conhece, este lugar ainda é uma terra de maravilhas, visitado por estrelas como Paul McCartney e lendas como Frank Lloyd Weber. Como se não bastasse, este festival radical de música ocorria aqui - então acho que estamos de partida para Gales! Confira: http://www.portmeirion-village.com/visit/

Portmeirion foi criado pelo arquiteto Clough Williams-Ellis de 1925 a 1976. Ele queria mostrar um lugar naturalmente bonito que poderia ser desenvolvido sem estragá-lo.
Além de sua arquitetura icônica, ambiente cênico e vastos jardins de floresta, Portmeirion é o lar de hotéis hip, um huddle de casas históricas, um spa e restaurantes premiados. Durante a alta temporada (final de março a final de outubro), você pode aprender mais sobre esta aldeia única com passeios gratuitos de caminhada e comboio. Nosso Centro de Visitantes está aberto todo o ano e pode ajudar com mais informações, livros e mapas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Explorando novas ruínas na Indonésia

Borobudur, Prambanan e Ratu Boko, na Indonésia

Bem-vindo ao Templo Borobudur,
Um dos maiores monumentos do budismo,
Onde a magia e os segredos da Natureza envolvidos na beleza. 

Prambanan

Ratu Boko
borobudurpark.co.id
 
borobudurpark.co.id
 
Precisando de novas ruínas antigas para explorar depois de ter visitado Machu Picchu? Experimente Borobudur, Prambanan e Ratu Boko, os templos misteriosos encontrados na Indonésia. Tenham revelações espirituais como recém-casados, e absorvam o nascer e o por do Sol de tirar o fôlego. 
Para mais informações clique aqui:http://borobudurpark.com/

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Dica de hospedagem em Imbassaí, Bahia

Dica de Hospedagem


Em Imbassaí conhecemos a super charmosa Pousada Bichelenga.
A pousada ostenta a posição de uma das melhores de Imbassaí.
Está localizada a uma curta distância da praia e do rio de Imbassaí, mas oferece tantas atrações para os seus hóspedes que sair de lá se torna uma decisão difícil!
A estrutura da pousada é incrível e de muito bom gosto.


imb3

Os quartos estão divididos em chalés e são muito confortáveis.

imb69
bich2

Talvez o melhor da pousada esteja fora dos quartos. Há muitas atrações ao ar livre na para aproveitar na sua estadia.

imb67

A Bichelenga conta com duas piscinas, sendo uma com raia para natação.

imb58

A pousada tem uma excelente estrutura para receber crianças, famílias e grupos.
Há muitos espaços destinados para a diversão, como o salão de jogos, a quadra de futebol, parquinho infantil e uma sala de vídeo.

imb60
imb59
imb66
imb61

Na pousada Bichelenga o verde predomina e os hóspedes são convidados a entrar em contato com a natureza a todo instante.

imb68

Não podemos esquecer de mencionar o incrível mirante da pousada, de onde é possível ver um horizonte de praias e muito verde.
Aproveite para assistir a um pôr do sol inesquecível no mirante da Pousada.

imb1

Também destacamos que atendimento na pousada é um dos pontos fortes.
Contudo, se você está procurando um cantinho para relaxar, sem contato com tanta animação, talvez a Bichelenga não seja a melhor opção para você. Casais em clima de romantismo talvez não encontrem tanta privacidade nas áreas externas.
Mas, se você está buscando um refúgio para toda a família ou grupo de amigos, a Pousada Bichelenga certamente é imbatível!

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Imbassaí,Bahia, um paraíso tropical


Um paraíso na Linha Verde – Bahia


Imbassaí é um paraíso que oferece muitas atrações para todos os tipos de viajantes, sejam eles casais, famílias ou grupos!
Por lá a natureza é exuberante e o ecossitema diverso e único engloba Mata Atlântica, Mangue, Cachoeiras, Dunas e Lagoas. Tudo isso a um passo de distância de praias paradisíacas!
Isso mesmo, em Imbassaí pode-se aproveitar o encontro do rio com o mar para relaxar e admirar paisagens de tirar o fôlego!

imb12

Se você está buscando um paraíso tropical na Bahia, com muita tranquilidade e com estrutura turística desenvolvida, Imbassaí será uma boa escolha para a sua viagem!

imb5
imb75
imb24
imb26

Desde 2010 a vila de Imbassaí vem passando por transformações estruturais para melhor atender os seus visitantes e os habitantes locais. Foram construídas diversas praças, um belo calçadão e as ruas foram calçadas com pedras.
Todas essas reformas tornaram Imbassaí ainda mais charmosa e atraente, mas nada disso fez com que a vila perdesse o ar de sossego e tranquilidade que sempre cultivou e que oferece aos visitantes que a procuram.

imb29

Imbassaí é vizinha da super famosa e badalada Praia do Forte, sendo que cerca de 15 km separam as duas vilas.
Uma boa ideia é visitar Imbassaí como um bate e volta saindo da Praia do Forte, ou até mesmo dividir a hospedagem entre estas duas vilas que são tão diferentes entre si para aproveitar os contrastes que só a Bahia pode oferecer.
Além de ser mais tranquila, Imbassaí oferece uma excelente estrutura turística para os seus visitantes e  representa uma atração imperdível na Linha Verde.
Conheça alguém que curta viajar como você