sexta-feira, 5 de maio de 2017

Conheça Xique-Xique na Bahia

Xique-xique, Bahia 



Foto: Eder Bastos/Facebook  - Igreja Matriz Senhor do Bonfim


Foto: Edson Nogueira/Facebook - Prefeitura


Foto: Edson Nogueira/Facebook - Antiga Caldeira no Centro da Cidade


Foto: Edson Oliveira/Facebook - Xique-Xique


Foto: Facebook  - Pôr-do-sol

A cidade de Xique-Xique fica localizada no nordeste brasileiro, no interior da Bahia. O rio São Francisco, um dos principais cursos de água do Brasil, corta o município, movimenta a economia e traz muita beleza à cidade. Além disso, ele proporciona belissímos passeios de barcas.

População: aproximadamente 50 mil habitantes

Distância de Salvador: 584 km

O que fazer em Xique-Xique



Dunas
Área de Proteção Ambiental das Dunas e Veredas do Baixo e Médio São Francisco, criada em 1997, com 1.085.000 hectares, sendo a maior do Estado. Protege as grandes elevações de areia e as centenas de veredas que existem no local, abrangendo além de Xique-Xique , os municípios de Barra e Pilão Arcado. As dunas são avistadas de mais de trinta quilômetros de distância, por quem vem pela a BA–052.

Lagoa de Itaparica

A cidade possui ainda a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa de Itaparica, localizada nas escarpas e fraldas da grande Chapada Diamantina, entre Xique-Xique e Gentio do Ouro, com 78.550 ha. A Lagoa de Itaparica é conhecida por suas belezas naturais, pela sua biodiversidade e pela presença constante dos carnaubais e plantas aquáticas como a vitória- régia.

O fenômeno Mocambo do Vento

Na margem esquerda do Rio São Francisco está localizado o curioso fenômeno natural permanente chamado de Mocambo do Vento, que é o movimento estranho e violento das águas, que causou incontáveis naufrágios de embarcações de todos os calados, inclusive de vapores grandes e balsas enormes.

Ilha do Miradouro
O visitante também pode fazer um turismo cultural pela Ilha do Miradouro e conhecer a igreja de Nossa Senhora de Santana, sendo o mais antigo templo da região, encontrando-se em processo de tombamento estadual.

O berço da cidade

Além da tricentenária comunidade do Miradouro, com a capela mais antiga de toda a região, ao norte do município estão atrações como a também tricentenária Fazenda Pedras, fundada no ano de 1683 por Antonio Guedes de Brito, famoso Barão da Casa da Ponte; a antiga vila de Marrecas, a Estrada de Dona Joana e o grande projeto de irrigação – que é formalmente conhecido como ‘Projeto do Baixio de Irecê’.

Parque aquático
O Parque Aquático Ponta das Pedras é um convite permanente para o lazer em seus aparelhos, com muita música e gastronomia local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça alguém que curta viajar como você