quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Aproveite o mês de Setembro para viajar, confira os melhores destinos

1. Toscana – Itália

O horizonte parece tão mais bonito nas planícies de Toscana, região italiana bastante conhecida por conta da produção de vinhos. É nessa época que acontecem as vindimas, colheita de uvas, e de azeitonas. O passeio pela vinícolas e vinhedos é imperdível, seja pelas degustações ou pelas paisagens. Além de conhecer Florença, passe pelas cidades de Sena, Chianti, Vale de Orcia e Pisa.

2. Quebec – Canadá

O outono cai perfeitamente no Canadá, que não por acaso tem como símbolo uma folhinha de maple, rotineiramente usada para ilustrar a estação. A paisagem com tons de vermelho e laranja na copa das árvores deixa os cenários ainda mais bonitos, especialmente nas cidades de Quebec, onde acontece o Festival de Cinema, e Ontário. As temperaturas são agradáveis para longos passeios, mesmo diante de algumas chances de chuva.

3. Saint Tropez – França

O tempo está propício para pegar um bronze no Sul da França. Deixe a brisa do mar te levar até Saint Tropez, um dos redutos mais badalados do verão europeu desde que a musa Brigitte Bardot pôs seus pés na areia, em 1958. Até hoje, a atriz aposentada vive na região. O pequeno balneário tem belas praias e entretenimento de sobra para endinheirados em busca de diversão.

4. Creta – Grécia

O sol também está brilhando em Creta, a maior ilha da Grécia. Com o clima perfeito da época, que tem temperaturas na casa dos 27ºC, é possível curtir as praias, os sítios arqueológicos e os museus, recheados de relíquias históricas e pré-históricas. A cidade de Heraklion é uma das mais prósperas do país e tem monumentos maravilhosos.

5. San Pedro do Atacama – Chile

O pequeno vilarejo a 2.450 metros de altitude é o principal ponto de partida dos aventureiros que seguem rumo ao deserto do Atacama. Considerado o mais árido do planeta, se transforma num tapete de flores nessa época do ano, apresentando uma paisagem colorida pouco comum. O fenômeno natural acontece devido a névoa formada pela evaporação das águas do Oceano Pacífico. Vale a pena presenciar o cenário de pertinho!

6. Nevada – Estados Unidos

Viva Las Vegas! O período está propício para desbravar Nevada, região onde fica Cidade do Pecado. Mas nem só de cassinos e jogos de azar vive o local. Há outros pontos de interesse, como o Parque Nacional Great Basin, o Vale da Morte, o Lago Tahoe, além das cidades de Reno e Carson City. O período é bom no Estados Unidos inteiro, pois dá para evitar ondas de calor, de frio e a movimentação da alta temporada.

7. Namíbia – África

Setembro é inverno na África, o que resulta em clima seco e ensolarado, com aquela luz maravilhosa que só o continente tem. Por esse motivo, longe do calor escaldante, está no auge da temporada turística. Aproveite para conhecer Sossusvlei, as dunas gigantes do deserto, que alcançam 380 metros de altura, e onde há umas das noites mais escuras e estreladas do planeta. É lá também que fica o Fish River Canyon, o segundo maior cânion do mundo.

8. Changbaishan – China

Apesar do nome assustar e ser bem desconhecido para a maioria das pessoas, esse lugar tem tudo para encantar os viajantes! Em setembro, a região Nordeste da China está com temperaturas agradáveis e presença da típica paisagem de outono. Dentro do maior parque nacional do país, na fronteira com a Coreia do Norte, a montanha Changbaishan tem exuberantes prados alpinos, lagos formados em crateras vulcânicas, cachoeiras e águas termais. Ali também se refugiam animais raros como o leopardo-de-amur, ursos e tigres siberianos.

9. Presidente Figueiredo – Amazonas

Não há uma estação seca no Amazonas, mas o índice pluviométrico diminui entre junho e setembro, dando uma boa oportunidade para os turistas desbravarem esse berço natural. Além de conhecer Manaus, estique a estadia para ir até Presidente Figueiredo, município que reúne cachoeiras, praias fluviais e rios escuros. Não deixe de conhecer a Gruta da Judeia, onde uma queda d’água forma uma piscina natural e a Lagoa Azul, na comunidade Boa Esperança, que chama a atenção pela cor azul turquesa.

10. Holambra – São Paulo

A Primavera dá as caras aqui no Brasil em meados de setembro, então nada melhor do que ir para Holambra, a cidade das flores! A apenas 120 km de São Paulo, a cidade tem um pé na Holanda, como já se observa não só no nome, mas na arquitetura e na floricultura. Neste mês, é quando acontece a Expoflora, a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Verona, Itália

Conheça a cidade de Verona na Itália. A Itália é um país com muitas cidades turísticas interessantes para você visitar, sendo Verona, por exemplo, uma delas. Localizada na região do Venêto ela é toda banhada pelo Rio Adige e conta com incríveis passeios e atrações para os seus visitantes. Sendo assim, leia a matéria, saiba mais sobre Verona e tire todas as suas dúvidas sobre o que fazer na cidade.

 

Sobre Verona na Itália

Assim como muitas cidades italianas Verona também foi proclamada Patrimônio da Humanidade pela Organização UNESCO. Ela se caracteriza diante de todas as outras pelo seu forte contexto artístico que demonstra muito bem cada época até os dias atuais. Uma das principais curiosidades sobre Verona e o que faz com que muitos turistas queiram ir até lá é o fato dela ter sido palco para a história da peça Romeu e Julieta. Em uma das vilas da cidade se passava o lugar onde a personagem principal da trama, Julieta, morava e, portanto, tornou-se um ponto turístico super importante e especial de Verona que quase todo mundo quer ver quando está em viagem por lá.

O que fazer em Verona na Itália

O primeiro lugar que você não pode deixar de ir quando estiver em Verona é o Anfiteatro Romano de Verona. Considerado um dos principais pontos turísticos da cidade ele é, sem dúvida, a melhor escolha para quem quer apreciar o pôr do sol de um lugar super estratégico na região. O mais bacana deste tipo de passeio é que além de passar por várias ruínas bem estreitas e características da época em que foram construídas você também terá a chance de contemplar um incrível museu que abriga vários artefatos, estátuas e vasos encontrados durante escavações. É super incrível e o ingresso para esta visita custa em média 6 euros.

O que fazer em Verona na Itália

Outro lugar legal para ir em Verona é a Igreja de Santa Anastácia. Esta igreja é um encanto da cidade, pois apresenta uma arquitetura que é de tirar o fôlego. Repleta de colunas de mármore branco e vermelho ela é atração a qualquer pessoa que passa pelo local. A igreja também conta com uma estátua de Santa Anastácia e várias outras coisas para você apreciar por lá. Vale a pena a visita, seja em família com os amigos ou até em uma viagem bem romântica.



Aproveite também para ir a Casa de Julieta, que é um dos pontos de encontro de moradores e turistas que vão a Verona. Localizada entre a Piazza Bra e a Arena ela nada mais é que uma casa criada para que Shakespeare desenvolvesse sua obra, Romeu e Julieta, e que atualmente tornou-se um santuário voltado ao romantismo. O legal é que milhares de pessoas que vão até lá deixam bilhetes ou escrevem na parede quase como uma tradição de Verona. Diz a lenda que para aqueles que querem tentar o amor basta passar a mão em um dos seios de Julieta que o desejo se realizará. É super legal, principalmente para os amantes da história Romeu e Julieta.

Sobre Verona na Itália

sábado, 19 de agosto de 2017

Romênia, programe-se para seu próximo destino europeu



Uma dica de destino muito interessante na Europa, até para fugir um pouco do roteiro tradicional em países como França, Itália, Espanha e Inglaterra, e que pode te agradar bastante é a Romênia. O povo é muito receptivo, as cidades são tranquilas, contam com cenários simplesmente incríveis e a gastronomia se destaca.
A arquitetura diferenciada e até medieval em algumas partes chama muita atenção e é um ótimo atrativo para você conhecer também. Então, ficou com vontade de conhecer a Romênia?
A capital do país, Bucareste, com quase dois milhões de habitantes, em um primeiro momento parece uma típica capital. Trânsito caótico e muita movimentação podem não agradar o turista. Mas basta um olhar com calma para começar a apreciar a beleza da cidade, com um visual da Europa moderna.

romenia (2)

No centro e nas avenidas principais um pouco da clássica cidade é conservada. E também a arquitetura eclética da cidade mostra construções entre guerras e elementos modernos. Mesmo tendo perdido muito com guerras e terremotos, depois que entrou na União Europeia, em 2007, a cidade teve uma espécie de renascimento.
E como já deu para perceber, a arquitetura é o diferencial da cidade. E conhecendo a maior atração você passa a entender como vale a pena ir até esse país. Em meio a museus e prédios históricos, que também são muito atrativos, há o Palácio do Parlamento, que explica como a ideia de levar o glamour e o comunismo de mãos dadas funcionava no auge da União Soviética.

A cidade moderna

Bucareste, um dos principais satélites de Moscou, sonhava em ser a capital moderna para o homem socialista moderno. E retratos dessa época ainda estão presentes no país. A cidade viveu de perto também um dos momentos mais significativos da história contemporânea e hoje é um dos principais centros industriais da Europa Oriental.
O município, que é cheio de história, está de olho no futuro e luta para ser destaque entre as capitais europeias, depois de ter na memória guerras, lembranças de um passado comunista e da chamada revolução de 1989, onde derrubaram o regime que fazia parte da União Soviética.
Então não há dúvidas de que visitar a Romênia, Bucareste e cidades dos arredores é uma excelente ideia e vai te proporcionar um passeio incrível pelo passado. Sem contar que comparada com outras cidades da Europa, o custo para ficar na Romênia é muito mais baixo, o que faz valer ainda mais a pena conhecer esse país.

romenia (1)

E a melhor época para visitar é não ir entre os meses mais frios, de novembro a março. A não ser que sua ideia seja esquiar. No inverno neva muito e as estradas normalmente podem ser interrompidas. Estar ao ar livre nessa época é uma raridade. Assim como em Berlim que leva todos para fora no verão, na Romênia acontece a mesma coisa.
Visite a Romênia e tenha uma verdadeira aula de história relembrando o passado e tudo que aconteceu nessa cidade da Europa e capital de um país com um passado repleto de acontecimentos.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Costa Amalfitana, Itália

Patrimônio Mundial da Humanidade, a Costa Amalfitana é um trecho de 60 km do litoral entre Salerno e Sorrento localizadas no sul de Nápoles, na Itália. A estrada costeira é bem estreita e esculpida em precipícios, cada curva é uma surpresa, durante o caminho a sugestão é fazer algumas paradas para registrar o passeio.

Palco de filmes hollywoodianos e principal rota para casais apaixonados que procuram a região para passar a lua de mel, a Costa Amalfitana chama atenção dos turistas pela paisagem encantadora e sua culinária mediterrânea. As montanhas à frente de águas com tom verde esmeralda carregam as quase 20 vilas que formam a rota turística. As 4 mais conhecidas da região são: Sorrento, Amalfi, Positano e Ravello. O ideal é escolher uma delas para montar base, e durante o dia conhecer as outras cidades.

O lugar é movimentado por celebridades do mundo inteiro, mas não é destino só para milionários, em diversas vilas você encontra diárias com valores que cabem no bolso.

Foto: Alain Rumpf
Foto: Pablo Pola Damonte

Amalfi é uma cidade portuária super importante do Mediterrâneo, a cidade é uma das mais famosas da costa, possui a piazza (praça) mais bonita da região, cheios de cafés e uma fonte cheia de querubins, um dos locais mais visitados é a igreja Duomo di San’t Andrea.

Foto: Dmitry Shakin

Sorrento é uma das maiores cidades da Costa Amalfitana e a que tem a vida noturna mais agitadas, a cidade como todas da costa possui muitas subidas e descidas cercadas de restaurantes e pubs. Passar uma manhã em Peters Beach deitado nas espreguiçadeiras em frente ao mar é indispensável para quem passa pela região.

Apenas 15 minutos separam Positano de Sorrento, a cidade fica entre duas montanhas e um vale de praia e possui duas praias perfeitas para o banho: Spiaggia del Fornillo e Spiaggia Grande, por lá também saem barcos com destino à ilha de Capri.

Ravello está situado em um dos pontos mais altos da Costa Amalfitana, a cidade já inspirou artistas como Richard Wagner e até hoje é um dos pontos mais atrativos da região. Além de oferecer vistas deslumbrantes da costa italiana Ravello abriga uma igreja construída no final do século 11 cercada por flores.

A melhor época para fazer a Costa Amalfitana é na primeira quinzena de junho ou de setembro. Os dias são longos e quentes, mas fora das férias dos Europeus, o que garante menor movimentação na cidade, sendo a melhor forma de aproveitá-la.

Foto: Pat Evans
Foto: Emanuel Di Francia
Foto: via Flickr – wesbran
Foto: Frans Sellies
Foto: Frans Sellies
Foto: Jesse Knowles
Foto: Joint Trails
Foto: Joint Trails
Foto: Michele Colucciello

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Conheça o Cenário Nordestino pronto para os amantes do cinema

Cabaceiras, o lugar tão conhecido como 'Roliúde' nordestina

Eis o lugar que todo produtor de cinema adora: cenário já pronto para as filmagens, baixos índices de chuva e população local disposta a trabalhar (e até a emprestar um objeto de casa para decorar cenas).
E para não ter dúvida, o letreiro logo na porta da cidade já avisa: “Roliúde Nordestina”.

Créditos: Antonio David/Divulgação
Cabaceiras, cidade do interior da Paraíba

Cabaceiras fica a 166 km de João Pessoa, em pleno semiárido, e ficou famosa em todo o Brasil como cenário de mais de 30 produções, entre documentários e longas nacionais, como ‘Cinemas, Aspirinas e Urubus’, ‘O Auto da Compadecida’ e ‘Canta Maria’.
Daí o curioso título de ‘Roliúde nordestina’.
Localizada na região do Cariri, essa cidade de cinco mil habitantes é considerada um dos destinos turísticos mais importantes do interior da Paraíba. Seu centro histórico parece sempre pronto para mais uma produção de cinema: é simples, bem preservado e abriga ruas largas e vias estreitas que recortam um simpático casario colorido do século 18.
Depois da gravação do “Auto da Compadecida”, produção de 2000 com direção de Guel Arraes, a cidade viu o fluxo de turistas aumentar, assim como a empregabilidade e a renda da população local, além da chegada de um hotel fazenda com um raro serviço de qualidade para aquelas bandas afastadas de um estado nordestino que só parece ter olhos para o litoral.

Conheça as atrações da região:

Lajedo do Pai Mateus

Créditos: Carla Belke/Wikimedia Commons
Final de tarde no Lajedo do Pai Mateus, em Cabaceiras

Nem o cinema teria imaginado uma atração como essa. Essa misteriosa sequência de rochas da Serra da Borborema é um dos cenários mais impactantes da região.
O visitante pode andar entre imensos blocos de granito arredondados com até 45 toneladas que, segundo estudos, têm origem vulcânica e seu nome seria uma referência a um ermitão que morou no local.
Situado a 25 km da cidade de Cabaceiras por estrada de terra, o atrativo fica no interior do Hotel Fazenda Lajedo Pai Mateus, aberto também para visitantes não hospedados, e o final de tarde é o melhor período para visitar o local.

Saca de lã

Créditos: Eduardo Vessoni
Saca de Lã, em Cabaceiras, no interior da Paraíba

Escondidos entre mandacarus e xique-xiques, esses blocos de pedras que parecem empilhadas a mão essas rochas são outra surpresa da região.
Sua localização isolada é inspiração suficiente para os locais imaginarem histórias protagonizadas por figuras folclóricas como Comadre Fulozinha, a guardiã da mata que, dizem, costuma passar por ali para defender a Natureza.
O melhor horário de visita é pela manhã.

Centro histórico

Créditos: Eduardo Vessoni
reja do Rosário, em Cabaceiras

Caminhar entre casinhas coloridas do século 18 já parece coisa de cinema. Imagina então em pleno Cariri da Paraíba.
O conjunto arquitetônico de Cabaceiras é compacto e discreto, mas você sempre encontra alguém na janela ou na porta de casa disposto a contar histórias do lugar, sobretudo da época das filmagens do “‘O Auto da Compadecida”.
Um dos locais que dá para visitar é a antiga Cadeia Pública, restaurada em 2003 e cenário para algumas das cenas do longa com Selton Mello e Matheus Nachtergaele.

Memorial Cinematográfico

Créditos: Eduardo Vessoni
Memorial Cinematográfico, em Cabaceiras, no interior da Paraíba

Fundado em 2007, esse espaço já foi sede de um clube só para brancos e sala de projeção de cinema mudo.
Atualmente, o local funciona como uma espécie de museu dedicado ao cinema produzido na região de Cabaceiras, cujo pequeno acervo abriga fotos e objetos usados nas gravações.

Festa do Bode Rei

Créditos: Antonio David/Divulgação
Praça do Bode, uma das atrações do centro histórico de Cabaceiras

Nesta festa anual, que acontece entre maio e junho, o bode é rei.
Considerado um dos maiores festivais de arte, cultura e empreendimento do Nordeste, o evento tem duração de três dias e envolve produtores da cultura caprina, turismo, técnicos, empresários e público em geral.
A programação inclui atividades como cursos, feiras de animais, gastronomia com a curiosa ‘bodioca’ (a tapioca com carne de bode), artesanato, apresentação de forró pé-de-serra e shows de bandas regionais.

Fonte texto e matéria: https://catracalivre.com.br
Conheça alguém que curta viajar como você