terça-feira, 8 de agosto de 2017

Costa Amalfitana, Itália

Patrimônio Mundial da Humanidade, a Costa Amalfitana é um trecho de 60 km do litoral entre Salerno e Sorrento localizadas no sul de Nápoles, na Itália. A estrada costeira é bem estreita e esculpida em precipícios, cada curva é uma surpresa, durante o caminho a sugestão é fazer algumas paradas para registrar o passeio.

Palco de filmes hollywoodianos e principal rota para casais apaixonados que procuram a região para passar a lua de mel, a Costa Amalfitana chama atenção dos turistas pela paisagem encantadora e sua culinária mediterrânea. As montanhas à frente de águas com tom verde esmeralda carregam as quase 20 vilas que formam a rota turística. As 4 mais conhecidas da região são: Sorrento, Amalfi, Positano e Ravello. O ideal é escolher uma delas para montar base, e durante o dia conhecer as outras cidades.

O lugar é movimentado por celebridades do mundo inteiro, mas não é destino só para milionários, em diversas vilas você encontra diárias com valores que cabem no bolso.

Foto: Alain Rumpf
Foto: Pablo Pola Damonte

Amalfi é uma cidade portuária super importante do Mediterrâneo, a cidade é uma das mais famosas da costa, possui a piazza (praça) mais bonita da região, cheios de cafés e uma fonte cheia de querubins, um dos locais mais visitados é a igreja Duomo di San’t Andrea.

Foto: Dmitry Shakin

Sorrento é uma das maiores cidades da Costa Amalfitana e a que tem a vida noturna mais agitadas, a cidade como todas da costa possui muitas subidas e descidas cercadas de restaurantes e pubs. Passar uma manhã em Peters Beach deitado nas espreguiçadeiras em frente ao mar é indispensável para quem passa pela região.

Apenas 15 minutos separam Positano de Sorrento, a cidade fica entre duas montanhas e um vale de praia e possui duas praias perfeitas para o banho: Spiaggia del Fornillo e Spiaggia Grande, por lá também saem barcos com destino à ilha de Capri.

Ravello está situado em um dos pontos mais altos da Costa Amalfitana, a cidade já inspirou artistas como Richard Wagner e até hoje é um dos pontos mais atrativos da região. Além de oferecer vistas deslumbrantes da costa italiana Ravello abriga uma igreja construída no final do século 11 cercada por flores.

A melhor época para fazer a Costa Amalfitana é na primeira quinzena de junho ou de setembro. Os dias são longos e quentes, mas fora das férias dos Europeus, o que garante menor movimentação na cidade, sendo a melhor forma de aproveitá-la.

Foto: Pat Evans
Foto: Emanuel Di Francia
Foto: via Flickr – wesbran
Foto: Frans Sellies
Foto: Frans Sellies
Foto: Jesse Knowles
Foto: Joint Trails
Foto: Joint Trails
Foto: Michele Colucciello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça alguém que curta viajar como você