quinta-feira, 14 de setembro de 2017

As areias de sete cores de Maurício


Imagine-se em uma remota nação em uma ilha. Quando você finalmente rompe a linha das árvores, de repente encontra-se em pé na borda de um pequeno deserto multicolorido no meio da selva, num cruzamento de arco-íris e Saara. Ainda mais curioso, mesmo quando você mistura a areia, as cores eventualmente se separam em camadas diferentes novamente.
Parabéns: você tropeçou nas dunas de sete cores de Maurício. As Terras de Sete Cores são um pequeno deserto colorido sobre a ilha de Maurício, ao largo da costa de Madagascar no Oceano Índico. É quase tão remota como qualquer coisa possível – entretanto, se você for um rico excêntrico ou tiver uma tonelada de milhas aéreas guardadas, vale a pena a viagem.
Formadas a partir de intemperismo da rocha vulcânica de basalto, as dunas de areia se instalaram em camadas nitidamente separadas de cor. Mesmo quando misturados em sua mão, os grãos acabam por se reorganizar. Indiscutivelmente tão bizarro quanto isso é o fato de que as dunas de areia nunca sofrem com a erosão, apesar da precipitação tropical implacável de Maurício, que pode exceder 152 centímetros por ano. É o deserto mais sobrenaturalmente teimoso na história da Terra.
Devido ao seu ar encantadoramente assombrado, as dunas de areia se tornaram uma atração turística popular, embora o deserto esteja atualmente cercado – presumivelmente para impedir as pessoas de roubar bolsos cheios de “pó mágico” para levar para casa. A área tem sido estudada extensivamente, mas até agora não há uma explicação definitiva para a capacidade das areias se separarem continuamente em cores distintas. Não causaria surpresa se algum pesquisador descobrisse que esse lugar místico lhe concede três desejos se você pisar no lugar certo ou algo do gênero.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça alguém que curta viajar como você