segunda-feira, 2 de outubro de 2017

As Grutas de Frasassi na Itália

A 65 quilômetros de Ancona, capital da região de Marche, próximo à comune de Genga. Com suas “salas” adornadas por cristais, estalagmites e estalactites. pequenos lagos de águas translúcidas, formações calcáreas com diferentes e inusitados delineamentos, as cavernas são uma espécie de universo surrealista, cuja beleza e peculiaridade estimularam, primeiro, a imaginação dos espeleólogos (estudiosos das cavernas), e hoje deslumbram os visitantes.



As diferentes obras da natureza do complexo das Grotte de Frasassi, que no total chegam a 13 quilômetros, foram batizadas conforme o que pareciam ou lembravam. Há o Gigante, o Camelo, o Dromedário, a Madonna, a Espada de Dâmocles, as Cascatas do Niágara, o Obelisco, o Órgão de Tubos, o Castelo das Bruxas, entre outras.



A rota turística se estende por 1,5 quilômetros, durando aproximadamente 70 minutos. Nesse tempo, quem por lá circula experimenta uma emoção especial, em um lugar onde o silêncio é quebrado apenas pelo ruído de gotas de água que contribuem para a constante evolução desse território. Não há como não se render à maestria da natureza.



Em 1972, foi constituído pela comune de Genga e pela Província de Ancona o Consorcio Frasassi, com o objetivo de proteger e valorizar, tanto sob o ponto de vista científico quanto turístico, o complexo das Grotte di Frasassi. Em 1997, com uma extensão de quase 10 hectares, foi instituído o Parco Naturale Regionale Gola della Rossa e di Frasassi. Porque as atrações no local não se resumem às cavernas.




Uma das mais fascinantes é uma capela construída em uma cavidade ou cova existente na garganta esculpida pelas turbulentas águas do rio Sentino, um afluente do rio Esino, em homenagem à santa padroeira local.



No interior do parque o visitante também pode encontrar outras obras produzidas pelas mãos dos homens, como a Abbazia di San Vittore delle Chiuse, considerada como um dos mais belos exemplares do românico na região, além de uma antiga ponte romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça alguém que curta viajar como você