quinta-feira, 8 de abril de 2021

Chachoeiras no Brasil, 5 primeiras opções


1. Cachoeira do Formiga

Nós colocamos essa cachoeira no topo da lista e não é por mera coincidência, não! Localizada próxima ao município de Mateiros, no exótico Jalapão, a Cachoeira do Formiga, que recebeu o nome por conta do Rio Formiga, cuja nascente fica acima da queda d’água e a abastece, é um dos atrativos mais exuberantes de toda a região simplesmente pela cor de suas águas. Apesar da cachoeira ser pequena e o poço não ser muito profundo, o que realmente impressiona é o intenso tom turquesa e a transparência da água, que permite ver com total clareza o fundo de areia calcária e algas verdes que dão essa mágica cor à sua piscina natural. Como fica dentro de propriedade privada, é necessário pagar entrada para entrar e nadar na cachoeira, mas o acesso é extremamente fácil, feito em veículos 4x4 por estrada de terra e não precisa percorrer nenhuma trilha a pé para chegar até lá.


2. Cachoeira Santa Bárbara

Quando o assunto é beleza, a Cachoeira Santa Bárbara realmente merece muito destaque. Um dos atrativos mais visitados do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, forma um grande poço natural cujas águas possuem uma cor tão impressionante que é o verdadeiro motivo para toda a sua fama, mesmo que sua queda seja pequena – tem menos de trinta metros de altura, mas quando você se depara com os tons das águas, que variam do verde-esmeralda ao turquesa (fenômeno que se deve pela presença de sais de carbonato, o que causa a precipitação de partículas e permite que as águas reflitam o verde da vegetação), será impossível não se encantar com tamanha exuberância. Localizada no pequeno município de Cavalcante, dentro de uma Comunidade Kalunga (descendentes de quilombolas que viveram na região há mais de 200 anos), será necessário fazer o percurso primeiramente de carro e então um curto trecho a pé (trilha leve, sem dificuldades) para chegar até a cachoeira, mas é importante ir cedo ao passeio, pois como se trata de um atrativo muito popular, possui capacidade limitada de visitação e tempo máximo de permanência de até uma hora e meia.


3. Cachoeira do Buracão

A Chapada Diamantina possui centenas de diferentes atrações, e algumas das mais famosas delas são as cachoeiras (uma mais incrível que a outra), mas mesmo que você tenha pouco tempo para conhecê-las, não deixe de fora da lista a imponente Cachoeira do Buracão. Não é à toa que ela é uma das mais visitadas da região – além de ter uma imensa queda de quase cem metros de altura, está também situada dentro de em um cânion sinuoso de 90 metros de altura e três metros de largura, conhecido como Cânion do Rio Espalhado, o que a torna ainda mais impressionante. Para vê-la de frente, há duas maneiras: nadando até uma proximidade segura da queda (são oferecidos coletes salva-vidas para essa opção) ou, então, atravessando uma ponte rústica em um caminho estreito entre os paredões do cânion; de qualquer forma, antes disso, é necessário percorrer uma trilha leve de apenas uma hora e que ainda passa por belas paisagens de outras cachoeiras, piscinas naturais e um conjunto de poços.


4. Cachoeira Queda do Meu Deus

Situada em Eldorado, próximo ao PETAR, em uma comunidade quilombo, a Queda do Meu Deus já foi eleita pelos telespectadores de um programa de TV da Rede Globo a cachoeira mais bonita do estado de São Paulo, e é fácil de entender o porquê: com mais de 50 metros de altura, tem uma piscina natural de águas muito cristalinas formada por uma nascente que atravessa a famosa Caverna do Diabo (a maior do estado). Há duas formas de chegar até essa cachoeira – ou com uma curta caminhada de apenas uma hora que passa por outras três quedas d’água e piscinas menores, ou através de uma trilha de nível moderado (são cerca de seis quilômetros de extensão), mas que passa por outras onze cachoeiras, sendo a Queda do Meu Deus a décima segunda e a grande recompensa do percurso.


5. Cachoeira Poço Azul

Assim como a Santa Bárbara, a Cachoeira Poço Azul também fica localizada em Goiás e possui uma queda pequena, mas, da mesma forma, conta com um poço natural capaz de deixar qualquer um boquiaberto – não é à toa que recebeu esse nome. Situada em Mambaí, um pequeno município goiano quase na divisa com a Bahia, essa cachoeira deve sua beleza às profundas cores que as águas tomam (com um encantador tom turquesa), mas além de suas belíssimas e cristalinas piscinas, abastecidas pelo córrego Barreiro, também ganhou fama por ser um dos melhores lugares para mergulhos refrescantes e flutuação. Para chegar até lá, é necessário percorrer cerca de vinte quilômetros de carro e mais uma curta trilha que, apesar de um pouco íngreme, não apresenta muitas dificuldades e é extremamente cênica, pois passa por várias outras paisagens lindas e margeia rios, escarpas de cânions e paredões rochosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça alguém que curta viajar como você