segunda-feira, 29 de maio de 2017

Saiba quais as melhores praias dos Estados Unidos


1. Siesta Beach, Sarasota, Flórida

Foto: Divulgação/Dr. Beach

Para o "Dr. Beach", nada supera a praia de Siesta, em Sarasota, na Flórida. De fácil acesso, o local oferece águas calmas e areias brancas para quem quer curtir momentos de relaxamento sem ficar muito longe da cidade.

2. Kapalua Bay Beach, Maui, Havaí

Foto: Divulgação/Dr. Beach

Praias no Havaí não poderiam ficar fora da lista. A belíssima Kapalua Bay, em Maui, é ideal para os mergulhadores, que aproveitam a água cristalina do local para observação de fauna e flora aquáticas.

3. Ocracoke Lifeguarded Beach, Carolina do Norte

Foto: Divulgação/Dr. Beach

O "Dr. Beach" avisa que, apesar da praia de Ocracoke ser uma de suas favoritas para curtir com a família, é preciso ficar atento, já que o local costuma ficar cheio de surfistas, que aproveitam as ondas maiores dali.

4. Grayton Beach State Park, Flórida

Foto: Divulgação/Dr. Beach

Localizada no Golfo do México, as areias brancas e águas cristalinas garantiram o 4º lugar para a Grayton Beach State Park, na Flórida.

5. Cooper's Beach, em Southampton, Nova York

Foto: Divulgação/Dr. Beach

O professor da Universidade Internacional da Flórida, Stephen P. Leatherman, conhecido como "Dr. Beach" (Dr. Praia), lançou sua lista anual com as melhores praias dos EUA, levando em conta cerca de 50 critérios, como cor da água e segurança. A Cooper's Beach, em Southampton, Nova York, ficou em 5º lugar.
Fonte: https://oglobo.globo.com/boa-viagem/as-melhores-praias-dos-estados-unidos-em-2017-21409159

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Os lugares mais fantásticos do mundo

O planeta Terra é repleto de boas surpresas, mas alguns locais são realmente fantásticos.

É difícil fazer listas deste tipo. O que pode ser incrível para uma pessoa não desperta interesse em outra. Alguns lugares, no entanto, são simplesmente fantásticos, seja pela beleza, seja pela dificuldade em chegar, seja pelos perigos do caminho.
Alguns locais parecem saídos de um filme de ficção científica. Outros apenas servem como espelhos, mas têm a sorte de estar no lugar exato para refletir uma imagem fantástica. Certamente, Paris, Londres, Roma e Nova York fazem parte dos roteiros de sonhos de muita gente, mas os lugares mais fantásticos do mundo podem fazer muitos turistas alterarem os projetos de férias. São apenas algumas sugestões: os leitores podem contribuir com novos “lugares fantásticos”.

Ilha escultural

A Escócia tem muitas histórias para contar. O país resistiu a muitas tentativas de invasão da Inglaterra até o século XVII, quando finalmente passou a integrar o Reino Unido da Grã-Bretanha (a atual bandeira da Grã-Bretanha é a superposição das bandeiras nacionais da Inglaterra, Escócia e Irlanda).
A gruta de Fingal, um dos lugares mais fantásticos do mundo, foi “descoberto” também no século XVII, na ilha de Staffa (desabitada), totalmente sustentada por colunas de basalto, e tem origem em um grande fluxo de lava – a “Calçada dos Gigantes”, resultante de uma erupção vulcânica ocorrida há 60 milhões de anos.
O tamanho do salão central da gruta de Fingal – e os seus arcos naturais – produzem um ambiente de catedral natural (a caverna deve ter servido como palco de rituais religiosos pré-cristãos). O barulho das ondas do mar ajuda a compor a “sinfonia” que, para muitos, apresenta um eco arrepiante. O nome da gruta, em gaélico (Uahm Binn), significa “gruta da melodia”.

 As colunas de basalto conferem um aspecto solene e único à gruta de Fingal.
As colunas de basalto conferem um aspecto solene e único à gruta de Fingal.

Convite para mergulhar

A Croácia é um país quase desconhecido. Entre o final da Segunda Guerra Mundial e 1980 (quando o ditador socialista Josip Tito), o país se manteve unificado à Iugoslávia, um caldeirão de etnias indiferentes umas às outras – ou francamente hostis.
Depois da separação, o país conheceu uma profusão de guerras com a Sérvia, outra nação iugoslava. Finalmente livre, a Croácia pôde exibir as suas belezas para o mundo: um extenso litoral debruçado sobre o mar Adriático e muitas montanhas que recortam a península Balcânica.
Uma das belezas que merecem figurar entre os lugares mais fantásticos do mundo são os lagos de Plivtice, um parque nacional. Diversos rios contribuem para encher os cursos d’água, depositando extensos veios de bicarbonato de cálcio.

Lagos de Plivtice
Lagos de Plivtice

Combinados com as algas e musgos da região, são formadas barreiras de gipsita – represas naturais para a água, que variam do azul ao verde. Desde 1979, às vésperas da guerra de independência, os lagos de Plivtice são considerados patrimônio da humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Cristais em profusão

Ela fica em Naica, no Estado mexicano de Chihuahua. É uma mina de cristais de selenita, uma variedade de gipsita com aparência vítrea. Os minerais atingem 11 metros de comprimento e quatro metros de diâmetro. O túnel mais famoso já explorado é conhecido como a “caverna dos cristais”.
A região mexicana também é rica em prata, zinco e chumbo – estes depósitos estão entre os maiores do mundo. o que impressiona os visitantes, no entanto, são os cristais naturais. Os turistas, no entanto, precisam ter fôlego: a temperatura interna ultrapassa os 50°C e a umidade relativa do ar atinge os 100% nos dias quentes.

 Os cristais de selenita de Naica. Para ter ideia das dimensões, compare com a pessoa no canto inferior direito.
Os cristais de selenita de Naica. Para ter ideia das dimensões, compare com a pessoa no canto inferior direito.

Beleza mortal

O local é o vale do Rift, na região centro-oriental da África, um complexo de falhas tectônicas surgido há 35 milhões de anos. A falha geológica, na verdade, estende-se desde a Síria até o centro de Moçambique, cruzando o rio Jordão, o lago de Genesaré, o mar Morto, o mar Vermelho e, finalmente, o continente africano, a partir da Etiópia.
O lago Natron – a beleza mortal – fica ao norte da Tanzânia. Tem apenas três metros de profundidade máxima, mas é extremamente alcalino – a lenda local diz que as águas têm a capacidade de petrificar animais. Na verdade, a morte advém da alta presença de carbonato de sódio (natrão) e da temperatura das águas, que atinge 60°C.
Além de alguns peixes alcalinos e de flamingos (que visitam os rios da parte sul do lago Natron), poucos animais conseguem sobreviver na região. Filhote e animais jovens são as principais vítimas. Pode parecer um pouco tétrico, mas as águas formam belas esculturas.


Esculturas de Natron

Esculturas de Natron-1
Esculturas de Natron, o “lago assassino”

No fundo do mar

Este é um dos lugares mais fantásticos do mundo para mergulhadores, e também para observação em voos turísticos. Nas Ilhas Maurício, um país insular a leste de Madagáscar (em pleno oceano Índico), a dois mil quilômetros a sudeste do continente africano: trata-se de uma cachoeira submersa.
As ilhas que formam este Estado insular são cercadas por bancos de areia e silte (fragmentos de rocha menores do que um grão de areia). As cachoeiras, na verdade, são apenas uma ilusão. A imagem do Google Earth é um aperitivo para quem quer explorar novas belezas fantásticas do planeta.

 Uma ilusão de ótica provocada pela luz solar e os bancos de areia: as cachoeiras submersas.
Uma ilusão de ótica provocada pela luz solar e os bancos de areia: as cachoeiras submersas.

Reserva especial para apaixonados

A Ucrânia tem ocupado o noticiário internacional em função dos conflitos com a Rússia. O país já perdeu territórios para a superpotência, como a península da Crimeia, local de veraneio dos czares russos antes da Revolução que implantou o socialismo no país.
O fato desconhecido é a existência do “Túnel do Amor”, em Klevan, a 350 quilômetros de Kiev, a capital do país. É um caminho de três quilômetros totalmente coberto pela vegetação – um cenário perfeito para meditação e total isolamento, muitas vezes percorrido a dois.
Não é um passeio para andar distraído: o “Túnel do Amor” é cortado por uma via férrea, que opera para uma indústria da região. Seja como for, o caminho é lindo, tanto no inverno, como no verão. No verão, o túnel ganha iluminações fascinantes – graças aos filtros proporcionados pela vegetação.

O “Túnel do Amor” no inverno gelado da Ucrânia.
O “Túnel do Amor” no inverno gelado da Ucrânia.

O maior do mundo

O lago Baikal, no sul da Sibéria (Rússia), é o maior curso de água doce do mundo e um dos mais antigos (cerca de 30 milhões de anos).
Mais de 300 rios deságuam no lago. Um quinto da água potável está contido neste verdadeiro mar; isto excede todo o volume dos Grandes Lagos, localizados na fronteira entre EUA e Canadá.
O grau de transparência do Baikal é tão grande, que é possível identificar pequenos objetos, como moedas, 40 metros abaixo da superfície. No entanto, não é um lago para mergulhos – ao menos para os mortais comuns. No verão, a temperatura no centro do curso d’água dificilmente excede os 10°C (nas baías rasas, a água é “mais quente”: entre 18°C e 22°C). Apenas para comparar, a temperatura média das águas “frias” de Cabo Frio (RJ) é de 22°C.
Durante o rigoroso inverno siberiano (que determinam placas de gelo de até um metro de espessura), as águas do lago Baikal param de se agitar. É nesta época que acontece um dos espetáculos mais fantásticos da natureza: a água e tão clara que a visibilidade chega a 40 metros abaixo da superfície.
Com o retorno da primavera, o degelo determina outro espetáculo: as fraturas no gelo passam a revelar fragmentos coloridos com azul-turquesa: quanto mais forte brilha o Sol, mais fascinantes se tornam os reflexos.

 Os reflexos azul-turquesa do lago Baikal, que se espalham pelas águas degeladas na primavera.
Os reflexos azul-turquesa do lago Baikal, que se espalham pelas águas degeladas na primavera.

Um céu no chão

As Ilhas Maldivas, no oceano Índico, já são, por si sós, um espetáculo à parte. Trata-se de um Estado ao sul da Índia, constituído por 1.200 ilhas, agrupadas em 26 atóis (mais de 200 são habitadas). O clima é tropical e úmido (chove mais de dois mil milímetros por ano).
A ilha Vaadhoo fica no lado oeste do arquipélago, no atol Raa. Não tem hotéis, restaurantes, nem qualquer atrativo para os viajantes, a não ser um fenômeno único: um plâncton abundante no mar da região (Phytoplankton bioluminescentes) transforma as águas, deixando-as brilhantes.
Tanto os mergulhadores e surfistas, como os que se satisfazem apenas caminhando nas areias da praia podem observar podem se encantar com o espetáculo, especialmente sob a Lua Cheia, e “pisar os astros distraído”, como Orestes Barbosa registrou em “Chão de Estrelas”.

 Lançados na praia, os plânctons oferecem o efeito neon também na areia.
Lançados na praia, os plânctons oferecem o efeito neon também na areia.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Conheça a Península do Poloponeso

O Poloponeso é uma grande península que se encontra na Grécia, separada do continente pelo Istmo de Corinto. Desde 1893 o Canal de Corinto rasga cerca de 6,3 km do istmo, o que torna efetivamente, o Peloponeso uma ilha.


Muitas cidades compõe essa ilha e guardam as memórias de tempos passados. Em Micenas pode-se ver ruínas do século XIII a.C. Aí foi encontrado o tesouro dos Atreus, um extraordinário túmulo, com uma enorme cúpula assentada no chão e um portal de entrada gigante. Os Atreus foram uma famosa família, lembrada sempre pela monumental batalha entre gregos e tróianos, na qual Menelau vai atrás de sua bela e raptada Helena. Além de Agaménon, um dos mais importantes Atreus, morto por sua mulher Cliptemnestra.


Pode-se apreciar o mais preservado dos teatros gregos, Epidauro. Ainda hoje é utilizado para sediar festivais, possuindo uma acústica impressionante, mesmo sendo ao ar livre. Dizem que se deixar cair uma moeda no meio do palco pode-se ouvir ressoar o som para o teatro inteiro. Há ainda a antiga de cidade de Olympia, uma das mais poderosas da antiguidade e que foi a primeira a sediar os Jogos Olímpicos.


Foi aí que aconteceu a famosa Guerra do Poloponeso, a qual opôs a Atenas e Esparta frente a frente. Atenas, cidade situada na Ática, era uma potência marítima, e Esparta, então potência militar, em razão de seu rigor quanto a formação dos homens da cidade, situada no sul da Península.
Diversas ruínas, uma paisagem fantástica e muita história, o Poloponeso é destino certo para turistas atrás de beleza e conhecimento.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Eataly World, o parque temático de comida na Itália será inaugurado este ano

Seu próximo destino programado para setembro deste ano


A “Disneylândia da comida” é mais um motivo para você viajar para a Itália neste ano: o parque temático da Eataly (a rede italiana de “experiências gastronômicas”), ficará em Bologna e terá 25 restaurantes distribuídos em 80,000 metros quadrados.

eataly-parque-comida-gastronomia

A atração está sendo desenvolvida pela Fabbrica Italiana Contadina (ou FICO) e terá  os melhores cozinheiros dando  aulas exclusivas, onde você poderá experimentar vinhos, fazer sua própria massa e sentir a imersão dessa experiência de “fazenda ao garfo” (definição literal).

O local contará com seis divisões – peixe, carne e ovos; leite e derivados; cereais; frutas e vegetais; bebidas e molhos; e sobremesas – e promete ser  a melhor união de aprendizado e apreciação da culinária italiana. Quer um exemplo? O parque promete ter uma fonte de Nutella.

eataly-parque-comida-gastronomia

De acordo com um representante da marca, o Eataly World “mostrará todos os aspectos da comida italiana, da produção ao consumo.” Como informa Tiziana Primori, a vice-presidente do Eataly e a CEO do parque, “você pode ver todas as etapas da corrente, dos animais à matéria-prima, com workshops e restaurantes”.

eataly-parque-comida-gastronomia

Com fazendas extensas capazes de produzir 30 tipos de alimentos, criações de animais e a expectativa de atrair 10 milhões de visitantes por ano, a “experiência” será inaugurada em setembro de 2017.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Planos para um Hotel de luxo baseado em Star Wars na Disney

Você ainda poderá passar a noite dentro de uma nave espacial


A Disney inaugurará seu parque inspirado no universo de Star Wars em 2019.
No evento da Star Wars Celebration deste ano, foram exibidas algumas imagens do que haverá no parque. O melhor de tudo é que deve haver um resort temático dentro deste complexo, perfeito para os fãs da saga.
De acordo com o site Walt Disney World News Today, a companhia enviou aos seus visitantes uma pesquisa a respeito do interesse deles sobre uma experiência dentro dos hotéis de Disney World localizado na Star Wars Land.

As imagens anexadas no comunicado foram estas:

star-wars-disney-cultura-vip
(Reprodução/Disney/Fonte padrão)
star-wars-disney-cultura-vip2
(Reprodução/Disney/Fonte padrão)

A “experiência” incluiria um pacote de duas noites “com tudo incluso”, pela bagatela de mais ou menos três mil reais por visitante — com direito a interações com personagens, apresentações dentro da nave, exploração de todo o local, treinamento com sabres de luz e ainda “missões secretas personalizadas” cobrindo o território de todo o parque temático. Isso sem contar as áreas de lazer e, claro, os comes e bebes.
Com um ar familiar e total poder de imersão deste mundo de fantasia espacial,  resta saber sobre mais informações (e imagens) deste ambiente temático.
Fonte:http://vip.abril.com.br/

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Amantes da moda: Em 2019 Paris ganhará o primeiro museu de moda permanente

Com contribuição de R$ 19 milhões da Chanel, o projeto inaugura em 2019


Pensar em Paris e não associar automaticamente à moda é praticamente impossível. Mais impensável ainda é saber que a cidade da luz tem tudo menos um museu permanente sobre a vertente artística. Com tantos nomes históricos, como Coco Chanel, Christian Dior e Yves Saint Laurent, não tinha outra saída para o governo local a não ser investir em um espaço cultural exclusivo para prestigiar os estilistas. O projeto promissor entrará para a lista das atividades turísticas para fazer in loco, claro, e teve apoio da House of Chanel, com uma contribuição de € 5.7 milhões (aproximadamente, R$ 19 milhões).


O local escolhido para abrigar as exposições itinerantes e permanentes foi o Palais Galliera, já conhecido entre os parisienses como o “museu da moda”. Contudo, o status ainda não era oficial. “Essa iniciativa representa nosso compromisso com a criação e a força de Paris, que fazem parte da essência do negócio da Chanel”, declarou Bruno Pavlovsky, presidente da área de moda da maison.


O valor doado pela Chanel será destinado para criar novos ambientes no subsolo do Palais Galliera para exibições permanentes e serão intitulados Gabrielle Chanel Rooms. O espaço de 670 m² terá a primeira exposição fashion permanente de Paris, dedicada à história da moda do século XVIII até os dias de hoje, a partir do acervo do museu, que conta com mais de 200 mil itens, entre roupas, acessórios, fotos e obras de arte. A iniciativa também inclui programações de oficinas, cursos e uma biblioteca, tudo com viés voltado para a moda. O térreo continuará como espaço para mostras temporárias. A inauguração está prevista para 2019. Aguardamos ansiosos!
Fonte: Casa Vogue

terça-feira, 9 de maio de 2017

O parque temático dos Flintstones fica no Arizona, Estados Unidos

Perto do Grand Canyon, no Arizona, Estados Unidos, existe um parque totalmente dedicado ao universo dos Flintstones, desenho lançado nos anos 60 e que fez o maior sucesso no mundo inteiro, tendo sido assistido por mais de 300 milhões de pessoas em 80 países diferentes.
O parque, batizado de The Flintstones Bedrock City, foi construído na década de 70 pelo casal Speckels, que chegou a criar cinco filhos no local. Quando o patriarca da família morreu, Linda Speckels continuou cuidando do estabelecimento com a ajuda das filhas, até colocar o parque à venda, em 2015.

WZLsiQal
Q7U01F4l
eWrcUNXl

A propriedade tem ao total 30 acres, e conta com um vulcão falso, um escorregador de brontossauro e um boneco em tamanho humano de Fred Flintstone. Além dos brinquedos, é possível encontrar no parque uma loja de presentes, um restaurante, um local para acampamento de trailers e uma loja de conveniência.
Se você está com alguma viagem programada para a região, essa é uma parada obrigatória para você incluir no seu roteiro! As entradas custam 5 dólares, e o horário de funcionamento varia conforme a época do ano.

ZBmcNsJl
R20wlVcl
cover-bedrock-1493387911388
nd7c4Aql
GHDbEjHl
IpyZt0sl
Todas as fotos © Sandra Jungling

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Conheça Xique-Xique na Bahia

Xique-xique, Bahia 



Foto: Eder Bastos/Facebook  - Igreja Matriz Senhor do Bonfim


Foto: Edson Nogueira/Facebook - Prefeitura


Foto: Edson Nogueira/Facebook - Antiga Caldeira no Centro da Cidade


Foto: Edson Oliveira/Facebook - Xique-Xique


Foto: Facebook  - Pôr-do-sol

A cidade de Xique-Xique fica localizada no nordeste brasileiro, no interior da Bahia. O rio São Francisco, um dos principais cursos de água do Brasil, corta o município, movimenta a economia e traz muita beleza à cidade. Além disso, ele proporciona belissímos passeios de barcas.

População: aproximadamente 50 mil habitantes

Distância de Salvador: 584 km

O que fazer em Xique-Xique



Dunas
Área de Proteção Ambiental das Dunas e Veredas do Baixo e Médio São Francisco, criada em 1997, com 1.085.000 hectares, sendo a maior do Estado. Protege as grandes elevações de areia e as centenas de veredas que existem no local, abrangendo além de Xique-Xique , os municípios de Barra e Pilão Arcado. As dunas são avistadas de mais de trinta quilômetros de distância, por quem vem pela a BA–052.

Lagoa de Itaparica

A cidade possui ainda a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa de Itaparica, localizada nas escarpas e fraldas da grande Chapada Diamantina, entre Xique-Xique e Gentio do Ouro, com 78.550 ha. A Lagoa de Itaparica é conhecida por suas belezas naturais, pela sua biodiversidade e pela presença constante dos carnaubais e plantas aquáticas como a vitória- régia.

O fenômeno Mocambo do Vento

Na margem esquerda do Rio São Francisco está localizado o curioso fenômeno natural permanente chamado de Mocambo do Vento, que é o movimento estranho e violento das águas, que causou incontáveis naufrágios de embarcações de todos os calados, inclusive de vapores grandes e balsas enormes.

Ilha do Miradouro
O visitante também pode fazer um turismo cultural pela Ilha do Miradouro e conhecer a igreja de Nossa Senhora de Santana, sendo o mais antigo templo da região, encontrando-se em processo de tombamento estadual.

O berço da cidade

Além da tricentenária comunidade do Miradouro, com a capela mais antiga de toda a região, ao norte do município estão atrações como a também tricentenária Fazenda Pedras, fundada no ano de 1683 por Antonio Guedes de Brito, famoso Barão da Casa da Ponte; a antiga vila de Marrecas, a Estrada de Dona Joana e o grande projeto de irrigação – que é formalmente conhecido como ‘Projeto do Baixio de Irecê’.

Parque aquático
O Parque Aquático Ponta das Pedras é um convite permanente para o lazer em seus aparelhos, com muita música e gastronomia local.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Hospedagem em uma casa na árvore na Suécia

 

Treehotel, na Suécia

 

Quem nunca quis dormir e acordar em uma casa na árvore? No Treehotel, na Suécia, esse sonho é não só possível, como também ganha toques de uma hospedagem cinco estrelas. No meio do cenário bucólico da floresta de Harads, a aproximadamente 50 km ao sul do Círculo Polar Ártico, o local abriga refúgios exclusivos para se isolar do mundo.
Integrando design e arquitetura moderna, o empreendimento não preza pelo rústico típico das cabanas e sim pelo visual minimalista. A decoração nórdica é notável nos quartos suspensos, que possuem poucos detalhes e cores predominantemente claras, mesclando branco, cinza, azul marinho e verde. A luz natural se faz presente em todas as casas através de grandes janelas de vidro.
De maneira individual, os hóspedes escolhem as suítes de acordo com suas necessidades, já que são adaptadas para casais, amigos, famílias e etc. Com particularidades distintas, as casas assumem formatos diversos, sendo uma delas semelhante a um óvni, enquanto outra é um cubo espelhado que se camufla entre as folhas.
Cada uma delas foi erguida com madeira ecológica por empreiteiras que assumem o compromisso com o meio ambiente e contratam mão de obra local, sem derrubar ou prejudicar uma árvore sequer. Assim se cria um hotel com base na sustentabilidade. A localização privilegiada permite ainda o encontro com a aurora boreal ao anoitecer.
A equipe de cozinha do Treehotel prepara pratos à base de caça selvagem e ingredientes locais. As diárias do refúgio de luxo estão em média R$ 1.695,00 no Booking. A sauna e a banheira de hidromassagem do hotel podem ser usadas mediante uma taxa adicional.

Conheça alguém que curta viajar como você