segunda-feira, 1 de abril de 2019

Um roteiro completo com os melhores lugares do leste europeu

O leste europeu povoa nosso imaginário de viajante como uma bela alternativa aos roteiros mais conhecidos pela Europa clássica. Os contrastes culturais e as construções imponentes fazem dessa rota um saboroso e rico destino de férias.
No passado, essa área foi palco de intensos conflitos de grandes impérios como o austro-húngaro e o turco-otomano. Sofreu também com as duas grandes guerras mundiais, foi fortemente influenciada pela União Soviética, pela Guerra Fria e pela queda do muro de Berlim.
Todo esse abalo sísmico geopolítico fez renascer países carregados de histórias e cenários interessantíssimos que extrapolam as páginas dos livros de espionagem. Neste post, apresentamos as principais cidades para colocar em um roteiro pelo leste europeu, e damos dicas para planejar a sua viagem. Confira:

Berlim: o futuro que não esquece seu passado


Berlim é uma cidade europeia rica em história.
Apesar de geograficamente ser considerada muito mais “Europa Central” do que a região leste, Berlim costuma encabeçar nossas viagens por esse lado do mapa-múndi.
De todas as grandes capitais do velho continente, talvez só Berlim tenha uma capacidade inata de se reinventar de tantas maneiras diferentes. Depois da unificação da Alemanha e da queda do muro nos anos de 1980, a cidade se transformou na meca dos movimentos culturais de vanguarda e, hoje, tem renovado a cena gastronômica da Alemanha.
Ela é uma cidade tão plural que não cabe em uma única visita, e talvez este seja seu maior trunfo: é preciso mais de uma viagem para conseguir desvendá-la por completo.

Praga: a cidade dos suspiros apaixonados


As paisagens de Praga encantam os turistas.
Praga é uma das cidades mais visitadas do leste europeu, e não é à toa. É quase impossível não cair nos clichês sobre suas belezas e magias.
Uma vez em Praga, deixe-se levar pelos caminhos do centro histórico até seu famoso castelo. Para fotografar seus cenários lindos com pouca gente na rua, coloque o celular para despertar bem cedo e aproveite os cliques na Ponte Carlos, um dos cartões postais mais românticos da República Tcheca, num dos raros momentos em que ela ainda está vazia.

Viena: uma valsa pelas tradições austríacas


A Ópera de Viena, ao entardecer.
Viena é uma das cidades mais clássicas e elegantes de toda a Europa. Com tradicionais bailes de gala e palácios imperiais, ela ganhou fama graças a seus grandes museus (os acervos são incríveis!), sua arquitetura imponente e sua cultura erudita.
Para muitos, isso pode soar como um destino inacessível. Ledo engano! Nas últimas décadas, Viena vem se transformando em uma metrópole vibrante e animada, sem abrir mão do seu passado cheio de valsas e concertos de música clássica, que a fazem ser uma das grandes atrações de um roteiro pelo leste europeu.

Budapeste: iluminada por natureza


A cor amarela chama a atenção na arquitetura de Budapeste.
Amarelo: se Budapeste pudesse ser definida em uma paleta de cores, sem dúvida, os tons de amarelo reinariam soberanos. Principalmente o amarelo ouro que reluz dentro do Parlamento Húngaro e o amarelo escuro que ilumina os principais monumentos históricos às margens do Danúbio e o Castelo de Buda.
A cidade, dividida pelo emblemático rio Danúbio e pelas regiões Buda (centro histórico) e Peste (área mais moderna), é um belo destino do leste europeu cuja arquitetura e história deixam nossos olhares deslumbrados. E também faz a alegria dos fotógrafos profissionais e amadores, principalmente durante as noites, que partem para a Ponte Széchenyi Lánchíd para tentar captar, com suas lentes,lentes, um pouco da beleza húngara.

Varsóvia: caminhando pelas notas tranquilas de Chopin


O centro histórico de Varsóvia é um cartão-postal do leste europeu.
Se, ao pensar na Polônia, as primeiras imagens que aparecem são guetos e frio, é hora de mudar essa chavinha. Apesar do seu passado triste, tanto pela ocupação nazista quanto pela tomada soviética, o país é belo e amistoso.
Embora Varsóvia não renegue seu passado marcante mostrado em filmes clássicos, ela faz questão de mostrar uma faceta jovem, desenvolvida e longe da imagem sisuda mantida pela antiga União Soviética.
Ao percorrer todo seu centro histórico, fica um pouco mais claro porque, apesar de Frederic Chopin ter vivido em Viena e depois em Paris, sua grande paixão sempre foi a cidade de Varsóvia.

Liubliana: dragões e castelos de contos de fada


Paisagem colorida em Liubliana, na Eslovênia.
Impossível pensar na Eslovênia sem uma visita à sua simpática capital, Liubliana. A cidade se orgulha por ser reconhecida como uma das capitais mais verdes da Europa, graças às suas inúmeras iniciativas de preservação do meio ambiente.
Lá encontramos um dos castelos mais antigos do país, o mercado central cheio de coisas saborosas e vários bares de cervejas artesanais, além de muitos prédios históricos que contam o passado nem tão recente do país.

Algumas sugestões de roteiro pelo leste europeu e Europa Central

As combinações de roteiros pelo leste europeu e pela Europa Central são infindáveis. Antes de bater o martelo e fechar seu itinerário, leve em consideração quantos dias que você tem disponível e quais são as melhores formas de se deslocar entre um destino e outro. Essas informações são importantes para definir quanto tempo será preciso para seguir do ponto A ao ponto B e se esse caminho será feito de trem, ônibus, carro alugado ou avião.  
Apesar de também ser considerado como “Europa Central”, a primeira rota que pensamos quando o assunto é leste europeu engloba a trilogia perfeita Berlim – Praga – Viena (com direito a conhecer também Dresden, Český Krumlov e Bratislava). Reserve quatro dias para cada cidade grande e volte cheio de boas recordações na mala.

A cidade de Dresden, na Alemanha, também pode ser incluída em um roteiro pelo leste europeu.
Com mais dias sobrando, a combinação Berlim – Praga – Viena pode receber o acréscimo da imponente capital da Hungria, Budapeste.
Querendo acrescentar um pouco da história simbólica da Polônia nesse caldeirão cultural, coloque Varsóvia e Cracóvia entre Berlim e Praga.
Um roteiro de viagem pelo leste europeu pode seguir ao infinito e além, se expandirmos o mapa para países como a Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia e Montenegro, na região dos Bálcãs, e Romênia, Rússia e Ucrânia, que ficam ainda mais ao leste.

Dicas básicas para planejar seu roteiro pelo leste europeu

A regra essencial para uma viagem perfeita pelo leste europeu é caprichar na fase de planejamento. Dedique um tempo antes do seu embarque para estudar as regiões a serem visitadas e procure conhecer mais sobre seus hábitos e costumes.
Nem pense em viajar sem confirmar todas suas reservas.
Foi-se o tempo em que ficar procurando vaga de hotel em hotel e chegar à estação sem as informações necessárias fazia sentido. Ninguém aqui quer correr o risco de perder o trem ou ficar sem um quarto bacana só porque esqueceu de fazer a reserva, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça alguém que curta viajar como você