
Podemos não perceber na hora de montar o roteiro, mas a gastronomia faz parte das principais atrações de uma viagem. E quando essa viagem é para a Europa, o que não falta é comida boa!
Além de museus, castelos, catedrais, monumentos históricos e tantos outros passeios que fazemos, é também a gastronomia que nos permite mergulhar na verdadeira cultura daquela região. Através das comidas típicas, temos a oportunidade de aprender sobre sua história e suas tradições, experimentar sabores únicos daquele lugar e ainda viver o dia a dia de um nativo.
Por isso, fazer os famosos passeios e visitar as principais atrações de um país é tão importante (e delicioso!) quanto conhecer sua gastronomia. E se você é fã de comida e quer conhecer uma gastronomia rica, há alguns países que não podem deixar de entrar na sua bucket list. Confira abaixo os 5 destinos mais gastronômicos da Europa!
1. Itália
É claro que a Itália está em primeiro lugar da nossa lista. Centenas de tipos de massas, pizzas, pães, risotos, gelato, tiramisù… A lista não acaba nunca! Uma das gastronomias mais famosas do mundo, a comida italiana agrada a todos justamente por causa de sua grande variedade e de incluir produtos frescos e temperos irresistíveis, tudo feito à mão e com muito cuidado.
Vista aérea da cidade de Nápoles
Para conhecer a verdadeira gastronomia italiana, não deixe de ir a Nápoles, o berço da pizza napolitana; Florença, região da Toscana conhecida por seu azeite, e onde acredita-se ter nascido a bruschetta; Bolonha, que ganhou seu nome justamente porque foi dali que veio o molho à bolonhesa; e, é claro, Roma, simplesmente pela imensa variedade de comida e restaurantes que existe por lá.
2. França
Enquanto a gastronomia italiana é uma das mais fartas e caseiras da Europa, a francesa já é a mais requintada. Inclui desde pratos refinados e receitas complexas, como o ratatouille, coq au vin e bouillabaisse, até doces e massas extremamente leves e deliciosos, como croissants, crepes, crème brûlée, macarons, profiteroles e muito mais. Visitar a França é realmente uma experiência completamente gastronômica!
Caixa de macarons da Ladurée, famosa loja de doces de Paris – Foto: Daryle Dickens

Cidade de Lyon, capital mundial da gastronomia
Não deixe de ir a cidades como Lyon, conhecida como a capital mundial da gastronomia; Dijon, famosa pela mostarda de mesmo nome; Toulouse, uma pequena cidade charmosa que tem como especialidade o cassoulet, um dos principais pratos típicos do país; e, é claro, Paris, um dos maiores pólos gastronômicos do mundo e o maior da França.
3. Portugal
Há muitas qualidades que herdamos dos portugueses, e uma delas é, com certeza, a gastronomia! Até hoje, alguns dos pratos que os brasileiros mais preparam são de origem portuguesa, como o bacalhau, o quindim (em Portugal, esse doce é conhecido como “Brisa do Lis”) e até a feijoada, que acredita-se ter nascido na Europa e, muito provavelmente, em Portugal! Além disso, temos também os queridinhos – o pastel de belém ou o pastel de nata, a broa, o pastel de santa clara e os bolinhos de bacalhau.
Pastéis de Belém

Sesimbra, uma pequena vila da região de Setúbal
As maiores cidades gastronômicas de Portugal são Porto e Lisboa, com uma incrível variedade de restaurantes e comidas. No entanto, outras cidades também chamam atenção, como Aveiro, o berço dos “ovos moles de Aveiro”, um dos mais famosos doces portugueses; Coimbra, onde nasceu a tradição dos pastéis de santa clara (assim como os pastéis de Belém são de Lisboa); e Setúbal, região conhecida pelos pratos de peixes e frutos do mar frescos.
4. Alemanha
Apesar de ser uma gastronomia um pouco mais pesada, principalmente por ter sua base em carnes e batatas, a Alemanha tem alguns dos pratos típicos mais saborosos da Europa. Os nomes podem ser difíceis de pronunciar, mas não se preocupe – o importante é degustar toda essa comida rica e farta que deixa qualquer um com água na boca! Os pratos mais famosos incluem os mais variados tipos de salsichas (bratwurst, a salsicha assada; weisswurst, a salsicha branca da região de Baviera; currywurst, a salsicha de Berlim etc.), o bretzel (mais popularmente conhecido como “pretzel”), o sauerkraut (ou chucrute, em português), o eisbein (joelho de porco) e, é claro, as diversas e deliciosas cervejas artesanais alemãs, que não poderiam ficar de fora.
Prato de salsicha weisswurst com bretzel

Markthalle Neun, um famoso mercado de comida em Berlim – Foto: Hello Jetlag
Berlim, além de ter o currywurst como sua salsicha típica, conta com milhares de restaurantes das mais variadas culinárias, tanto alemã como de outros países da Europa e do mundo. Mas para pratos bem tradicionais, não deixe de visitar também Stuttgart, cuja especialidade é o maultaschen, uma espécie de ravióli alemão com carne e espinafre; a região de Vestfália, que produz o mais famoso pumpernickel, delicioso pão de centeio; e Hamburgo, onde foi inventado o hambúrguer.
5. Suíça
Entre tantas gastronomias ricas e famosas da Europa, alguns podem ficar surpresos de ver a Suíça na lista. No entanto, se formos analisar bem, seus pratos típicos, além de deliciosos, são muito populares até aqui mesmo no Brasil. Não há exemplo melhor que o fondue, uma especialidade suíça que é reproduzida e amada pelos brasileiros, principalmente em lugares gelados, como Campos do Jordão e Gramado. Mas a gastronomia da Suíça vai muito além do fondue – experimente ainda o rösti, um saboroso “bolo” de batata; o gipfeli, a versão suíça do croissant; e o raclette, queijo derretido usado para incrementar vários tipos de comida, como batatas, carnes e pães.
Fondue com uma bela vista

Chocolates da fábrica Läderach, em Zurique – Foto: Kate Hopkins
Não podemos esquecer também que um dos produtos mais consumidos no mundo inteiro é o chocolate, e o suíço é considerado o melhor de todos! Inclusive, foi na Suíça que surgiu a invenção do chocolate ao leite – não é à toa que é conhecido como o país do chocolate. Para experimentar suas melhores especialidades, visite as cidades de Berna, que reflete com primor o melhor da gastronomia suíça; Engelberg, uma cidadezinha dos Alpes que possui os melhores queijos do país; e as famosas e lindas cidades de Zurique e Genebra, que contam com incríveis restaurantes para comer seus pratos típicos, além das melhores fábricas de chocolate da Europa e do mundo.
E você achou que faltou algum país da Europa que tem uma gastronomia deliciosa que tenha experimentado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário